Ano letivo da rede estadual de ensino é iniciado na Bahia

Ano letivo da rede estadual de ensino é iniciado na Bahia

18 de março de 2021 0 Por Marcelo Garcia

Secretaria da Educação prevê realização dos dois anos letivos, de 2020 e 2021

Fonte: Redação Boca do Rio Magazine | Foto Secom GOVBA

Rede estadual dá início a matrícula 100% digital para 2020 - Portal Gov  Bahia
Foto: Secom GOVBA

Começaram na manhã da última segunda-feira (15) as aulas remotas do ano letivo da rede estadual da Bahia. Neste primeiro momento, as aulas serão 100% remotas, via aplicativos, pelo canal do YouTube da Educação (clique aqui pra acessar) e pela TV Educa Bahia.

O planejamento da Secretaria da Educação do Estado prevê a realização dos dois anos letivos, de 2020 e 2021, até o dia 29 de dezembro, com 1.500 horas aula. Serão três fases de atividades escolares. Após a etapa 100% remota, será a vez da fase híbrida, com três dias da semana de aulas remotas e outros três de aulas presenciais e, por fim, a retomada das aulas 100% presenciais.

Os estudantes que estavam matriculados na rede estadual de ensino em 2020 tiveram renovação automática da matrícula. Já os novos alunos e os que farão transferência de escolas, cuja matrícula começa em 22 de março, poderão se cadastrar por meio de um formulário no site da Secretaria de Educação, e ter acesso a todos os conteúdos e aulas, enquanto aguardam o período oficial da matrícula.

Segundo o governador Rui Costa, com o avanço da vacinação, as aulas presenciais podem ser retomadas no segundo semestre.

“As aulas começam neste momento remotas, porque é o momento mais critico da pandemia, mas com o avanço da vacinação, espero que logo logo a gente possa migrar para a segunda etapa: primeiro aula remota, depois aula híbrida e a terceira fase, que com fé em Deus a gente vai estar no segundo semestre, que é a aula presencial, mantendo também todo o conteúdo remoto, digital, para servir de complemento”, afirmou.

Para orientar alunos e familiares sobre o ano letivo, foi lançado o “Guia do estudante e da família (clique aqui para acessar)”. Elaborada pelos educadores da rede estadual de ensino, a cartilha traz o planejamento dos dois anos letivos (2020 e 2021) que serão realizados simultaneamente.

O governador afirmou ainda que, com as aulas remotas, dois alunos por sala de aula terão a responsabilidade de atuar como monitores para os colegas. Para isso, eles ganharão uma bolsa.

“Aprovamos projeto de lei na Assembleia Legislativa garantindo dois monitores por sala de aula. Serão 52 mil alunos, a partir de hj, que irão receber uma bolsa. Vão receber essa bolsa todo mês, para apoiar seus colegas”, afirmou.

Rui Costa afirmou ainda que, a partir de 23 de março, será depositado o valor referente ao auxílio alimentação e que os alunos poderão utilizar os mesmos cartões que foram distribuídos no ano passado.

“Sei que famílias passam por dificuldade em todo estado, então dia 23 já estamos fazendo… Você que já tem aquele cartão que ano passado distribuímos, com auxílio alimentação, dia 23 estará depositado o auxílio na conta, pra apoiar todos os estudantes. Nós vamos essa semana também mandar um Projeto de Lei para a Assembleia Legislativa, para apoiar famílias de baixa renda, na faixa da extrema pobreza, com uma renda complementar, a partir do cadastro que temos de matrícula. Isso estará condicionado aos filhos estarem acompanhando as aulas. Devemos beneficiar em torno de 300 mil famílias, em todo o estado”.

Enquanto não for possível o retorno das aulas presenciais, os alunos estudarão em casa e os professores farão acompanhamento pedagógico à distância, com uso de ferramentas digitais e analógicas. Na primeira fase, eles e seus responsáveis receberão as orientações sobre as rotinas e planos de ensino, feitas pela escola, através dos meios de comunicação disponíveis.

Os que tiverem acesso à internet poderão acessar os conteúdos e responder às atividades de forma virtual. Para os que não tiverem acesso à internet, a escola indicará os dias e horários para a entrega do material pedagógico ou para baixar o material digital com a internet da escola. A escola providenciará os livros e materiais de apoio para as atividades escolares. E para os estudantes que residem na zona rural e que não tiverem como ir à unidade escolar, a escola enviará para o estudante o material. 

O novo canal TV Educa Bahia também exibirá aulas e programas com conteúdos pedagógicos, incluindo aulas do EMITEC (Ensino Médio), do curso ENEM gratuito e da Hora do ENEM (para concluintes) e do programa Vamos Aprender e Estude em Casa (para o Fundamental e o Médio). Também será iniciado o programa Mais Estudo, com envolvimento de 52 mil estudantes em atividades de monitoria em Língua Portuguesa e Matemática para contribuir com a aprendizagem dos colegas. Será concedida uma bolsa de R$ 100 por mês aos monitores, que serão escolhidos com base no bom desempenho e frequência escolar dos anos anteriores.