Antigo morador da Boca do Rio, maestro Letieres Leite morre aos 61 anos

Antigo morador da Boca do Rio, maestro Letieres Leite morre aos 61 anos

28 de outubro de 2021 0 Por Marcelo Garcia

Considerado um dos melhores maestros do mundo, o falecimento foi notícia nos grandes jornais do Brasil

Fonte: Redação / A Tarde | Foto: Divulgação

Morre, aos 61 anos, o maestro, compositor e arranjador Letieres Leite |  Jornal Nacional | G1
Foto: TV Bahia

O maestro e compositor baiano Letieres Leite, 61 anos, morreu nesta quarta-feira, 27, em decorrência da Covid-19. O arranjador, compositor e idealizador da Orquestra Rumpilezz sofria de asma crônica, quadro que foi afetado após a contaminação pelo coronavírus.

Em entrevista ao Portal A TARDE, um amigo de Letieres, que tocou com ele na Rumpilezz, afirmou que, na noite desta terça-feira, 26, o maestro sentiu falta de ar e chegou a ir a um hospital, para receber nebulização. Ao voltar para casa, tomou outro medicamento. Segundo o amigo, a causa da morte foi uma parada cardíaca.

Publicidade

Ao longo da carreira, que teve passagem pelo sul do país onde tocou na Orquestra Sinfônica de Porto Alegre (OSPA), e na Áustria, onde ingressou no Franz Schubert Konservatorium, em Viena, Letieres Leite lecionou no curso de extensão em saxofone na Universidade Federal da Bahia e gravou com grandes nomes da música brasileira como Gilberto Gil, Ivete Sangalo, Daniela Mercury, Elza Soares, Timbalada, Gerônimo, Hermeto Pascoal e outros.

Pode ser uma imagem de texto que diz "Use máscara, higienize as mãos com frequência e mantenha distanciamento social! A PANDEMIA AINDA NÃO ACABOU! SALVADOR VACINA COVID-19 SALVADOR Pd"

Após voltar de Viena em 1985, o maestro recomeçou suas pesquisas sobre o universo percussivo baiano e em 2005 fundou o projeto Rumpilezz, nascido no Teatro Gamboa. Em 2006 surgiu a Orkestra Rumpilezz, conjunto de percussão e sopros que de acordo com o artista, acrescenta à música ancestral baiana uma roupagem harmônica moderna.

O maestro já foi morador da Rua Caxundé e da região da Praia do Corsário, deixa no bairro muitos amigos e familiares.