Atacadão avança em transformação digital para atender novo perfil de consumo

Atacadão avança em transformação digital para atender novo perfil de consumo

22 de maio de 2025 Off Por Marcelo Garcia

Com mais de 5 milhões de usuários em seu aplicativo e soluções integradas como WhatsApp, e-commerce e self-checkout, rede investe em inovação para ampliar conveniência, eficiência e personalização

Fonte: Redação (Boca do Rio Magazine)

A transformação digital no varejo avança em ritmo acelerado, impulsionada por mudanças significativas no comportamento dos consumidores. De acordo com o estudo Future Consumer Index da EY-Parthenon, 48% dos brasileiros já baixaram aplicativos de varejistas ou marcas, superando a média global em 17 pontos percentuais. Além disso, 63% utilizam esses aplicativos para acessar descontos e ofertas exclusivas, evidenciando a crescente preferência por experiências de compra digitais e personalizadas.

Nesse novo cenário, o Atacadão, única rede de cash&carry presente em todos os estados do Brasil e Distrito Federal, vem investindo fortemente na digitalização da sua operação. Entre as principais frentes digitais está o aplicativo Meu Atacadão, lançado há pouco mais de um ano e que já soma mais de 5 milhões de usuários. A plataforma reúne funcionalidades como ofertas personalizadas, catálogo de produtos e integração com outras soluções da rede.

Outra aposta é a expansão do atendimento via WhatsApp, que já conta com mais de 2 milhões de clientes cadastrados. O canal permite o envio de promoções customizadas com objetivo de facilitar o reabastecimento de comerciantes e o consumo domiciliar.

“A transformação digital no Atacadão é pensada para facilitar a vida de quem compra conosco, seja para o seu negócio ou consumo próprio. Trabalhamos para oferecer conveniência e agilidade em todos os pontos de contato com o cliente, seja na loja física, no site ou no aplicativo”, afirma Marco Oliveira, CEO do Atacadão.

Boca do Rio Magazine BDRM

e-commerce da marca está presente em 250 unidades no país, com possibilidade de entrega em domicílio ou retirada na loja. Nas unidades físicas, a tecnologia também está cada vez mais presente: o modelo de self-checkout (sistema de autoatendimento em que o cliente pode finalizar suas compras sozinho, sem a necessidade de um funcionário de caixa), que proporciona mais autonomia e reduz o tempo de atendimento, já foi implantado em mais de 190 lojas.

Com 418 unidades espalhadas pelo Brasil e capilaridade em 95% dos municípios do país atualmente, o Atacadão trabalha com um desafio logístico gigantesco, mas a tecnologia tem sido forte aliada para a expansão da rede e otimização das operações. “Estamos usando inteligência de dados para prever demanda, ajustar estoques, otimizar rotas e garantir que os produtos certos estejam disponíveis nos momentos certos”, explica Oliveira.

O uso de inteligência artificial permite ainda a análise de comportamento de consumo para aprimorar as ofertas enviadas aos clientes, contribuindo para uma experiência mais relevante. Além disso, a automação de processos internos tem permitido ganhos de produtividade e melhor gestão de custos – reflexo direto na manutenção de preços competitivos ao consumidor.

Para o Atacadão, a digitalização também é uma alavanca para apoiar o pequeno empreendedor. Com soluções que agilizam o abastecimento e simplificam a jornada de compra, a rede contribui para a rotina de comerciantes, ajuda a gerar empregos e fortalece a economia local.

“O comportamento do consumidor mudou, e nossa missão é acompanhar essa evolução sem perder a essência do Atacadão: oferecer variedade, preço justo e praticidade. A tecnologia nos ajuda a entregar isso de forma mais eficaz e em escala nacional”, conclui o executivo.

Sobre o Atacadão
O Atacadão é uma empresa do Grupo Carrefour Brasil, com 382 unidades de autosserviço e 36 atacados de entrega e centros de distribuição, que garantem o abastecimento de comerciantes, transformadores e consumidores finais, e está em contínua expansão.

Com base nos pilares estratégicos de combate à fome e às desigualdades, diversidade e inclusão e proteção ao planeta & biodiversidade, o Atacadão tem o compromisso de oferecer produtos de qualidade a preços justos aos seus clientes.

Com 63 anos de história, mais de 76 mil colaboradores e presença em mais de 220 municípios, também atua no e-commerce com o seu próprio canal de vendas online. O Atacadão está entre as 50 marcas mais valiosas do Brasil, de acordo com ranking divulgado pela Kantar. Em 2023, a rede conquistou importantes prêmios para o setor, como o 1º lugar na categoria atacadista no Top of Mind, da Folha de S. Paulo, o primeiro lugar no ranking de varejo, supermercados e e-commerce do Prêmio BandNews e a 10ª colocação do ranking geral das 1000 Maiores Empresas do País, do Valor Econômico. O Atacadão também lidera o Ranking ABAAS (Associação Brasileira dos Atacadistas de Autosserviço) e da ABAD (Associação Brasileira de Atacadistas e Distribuidores de Produtos Industrializados).