Atendimento no CadÚnico será exclusivo por agendamento a partir de terça (16)

Atendimento no CadÚnico será exclusivo por agendamento a partir de terça (16)

15 de novembro de 2021 1 Por Marcelo Garcia

A expectativa é de que 3 mil pessoas sejam atendidas por dia, mediante agendamento

Fonte: Redação | Foto: Divulgação

Quem tem direito ao Auxílio Brasil? Saiba como se cadastrar no programa -  Jornal Correio
Foto: Divulgação

Após população não assimilar que os beneficiários do Bolsa Família serão migrados de forma automática para o Auxílio Brasil, a Prefeitura de Salvador, através da Secretaria de Promoção Social, Combate à Pobreza, Esportes e Lazer (Sempre), remodelou os serviços do Cadastro Único (CadÚnico) para melhor atender os beneficiários, de forma que grandes filas e aglomerações tenham um fim. Com isso, a expectativa é que, ao menos, 3.000 sejam atendidos por dia, por agendamento.

A partir da próxima terça-feira (16), toda demanda será por marcação e não mais por demanda aberta. Essa foi uma decisão para que as pessoas, enfim se conscientizassem que, quem já está ativo na base de dados, recebendo o Bolsa Família regularmente não precisa deixar seus lares desnecessariamente. “Considerando que ainda estamos numa pandemia e ainda devemos tomar todos os cuidados para vencer a Covid-19”, declarou o secretário da Sempre, Kiki Bispo.

Publicidade

Conforme ele, existem apenas três situações em que o cidadão precisa comparecer aos postos, referente ao benefício que será substituído por Auxílio Brasil: necessidade de fazer a primeira inscrição, ter o pagamento suspenso ou ter feito a atualização do cadastro há dois anos ou mais.

Neste sentido, no centro da cidade, quatro unidades funcionarão por hora marcada, somando um total de 1.010 serviços:

  • A unidade Sede (CadÚnico, no Comércio, na Rua Miguel Calmon, nº 28), em que 450 fichas serão liberadas;
  • o Núcleo de Ações Articuladas para População em Situação de Rua (Nuar), no Comércio (Rua Corpo Santo, nº 17), que proporcionará 160 atendimentos;
  • o Subúrbio 360, na Rua da Paz, s/nº, Coutos, com 200
  • a Casa do Trabalhador Cajazeiras, na Estrada do Coqueiro Grande, 2, com 200.

As atividades que já ocorrem nas 10 Prefeituras-Bairro e serão triplicadas (hoje são 550 fichas distribuídas/dia ao todo), podendo chegar a 1500/dia

  • Itapuã / Ipitanga (essa que atende os moradores da Boca do Rio),
  • Centro / Brotas;
  • Barra / Pituba;
  • Subúrbio / Ilhas;
  • Valéria
  • Pau da Lima
  • Cabula / Tancredo Neves
  • Cidade Baixa
  • Cajazeiras
  • Liberdade / São Caetano.

O serviço pode ser agendado pelo site horamarcada.salvador.ba.gov.br (clique aqui).

Já as práticas de cadastramento, recadastramento e inclusão nos Centros de Referência e Assistência Social (CRAS) dobrarão. Hoje, atendemos em Ilha de Maré, Ceasa, Itapuã, São Cristóvão, Lagoa da Paixão e Cajazeiras e viabilizaremos esse número de seis para onze em mais uma unidade como suporte, como Brotas, Calabetão, Fazenda Grande do Retiro, Federação, Ilha de Bom Jesus e Itapagipe e mais um ponto de apoio na Codesal. Tudo em prol de fazer com que as pessoas que utilizam os benefícios possam ter seus direitos mantidos, mas de forma ordenada, já que apesar de toda nossa força-tarefa nada estava adiantando. Era como se estivéssemos falando grego, com o perdão da palavra, e esse cenário não condiz com o que queremos para a nossa realidade”, disparou Bispo, arrematando que o CadÚnico Itinerante permanece funcionando diariamente, percorrendo os bairros periféricos de Salvador.

Covid-19: Uso de máscara é parte...

Para agendar, o titular da pasta explica que será necessário somente acessar o site horamarcada.salvador.ba.gov.br (clique aqui) , aplicativo Fala Cidadão ou ainda pelo WhatsApp – Assistente Virtual Jana, no (71) 98392-3927 (clique aqui e vá direto pro Whatsapp).

“Mas volto a reiterar Quem já está ativo na base de dados do Bolsa Família vai migrar automaticamente para o Auxílio Brasil”, concluiu.