Bienal do Livro Bahia será realizada no Centro de Convenções Salvador, na orla da Boca do Rio

Bienal do Livro Bahia será realizada no Centro de Convenções Salvador, na orla da Boca do Rio

13 de junho de 2022 0 Por Rebeca Almeida

A organização espera receber cerca de 100 mil pessoas durante os seis dias de evento, de 10 a 15 de novembro.

Fonte: g1 Bahia | Foto: Pixabay / Divulgação

A Bienal do Livro Bahia será realizada de 10 a 15 de novembro, no Centro de Convenções Salvador, no bairro da Boca do Rio. Edição deste ano marca o retorno do evento à Salvador após ter sido adiado em 2020 por causa da pandemia da Covid-19.

Centro de Convenções Salvador

Idealizado pela GL events – mesmo grupo que realiza a Bienal Internacional do Livro Rio, o evento foi repaginado e vai reunir as principais editoras do mercado, autores e formadores de opinião em uma programação cultural para toda a família. A organização espera receber cerca de 100 mil pessoas durante os seis dias de evento.

A curadoria deste ano é assinada pelo Café Literário – cartão de visitas da Bienal que, através das narrativas, reúne discussões importantes para a sociedade – e terá programação desenhada pela baiana Joselia Aguiar, autora de “Jorge Amado – Uma Biografia”, título vencedor do Prêmio Jabuti. Ela é também jornalista, com passagem por jornais da Bahia e de São Paulo. Em sua trajetória constam a curadoria da Feira Literária Internacional de Paraty (FLIP), em 2017 e 2018, e também a direção da Biblioteca Mário de Andrade, em São Paulo, entre 2019 e 2021.

Já a programação focada no universo dos jovens – contará com a participação de grandes nomes da cultura pop para debater sobre temas atuais e que conectam essa geração de novos agentes de transformação. O espaço terá curadoria do jornalista Schneider Carpeggiani, doutor em Teoria Literária, que também foi curador de eventos como a Bienal do Livro de Pernambuco e Festival de Literatura do Recife. Atualmente, ele atua como editor do Suplemento Pernambuco e do selo Suplemento Pernambuco, e mantém uma relação próxima com a produção cultural do Nordeste.

Além disso, a jornalista, roteirista, produtora cultural e diretora audiovisual Mira Silva vai se dedicar a um espaço destinado aos pequenos leitores, com uma série de atividades lúdicas que aproximam as crianças do universo da literatura. Mira é curadora também da Fliquinha – Festa Literária Internacional de Cachoeira, cidade que fica a 120 quilômetros de Salvador.