
BRT Salvador: saiba tudo sobre o novo transporte que deve começar a rodar na semana que vem
21 de setembro de 2022De acordo com o prefeito Bruno Reis, o equipamento deverá ter acesso gratuito por pelo menos um mês, enquanto acontece o período de avaliação. A previsão é que comece a operar oficialmente em novembro.
Fonte: Redação | Foto: Reprodução
De acordo com uma entrevista dada pelo prefeito Bruno Reis, nesta quarta-feira (21), a operação do BRT em Salvador deve começa a funcionar em fase de testes na semana que vem. A entrada será gratuita por pelo menos um mês, enquanto durar o período de avaliação. A previsão é que após esta fase, o transporte passe a ser pago.
Os dez veículos que vão iniciar a operação do novo modal chegaram a Salvador na tarde da segunda-feira (19). A Secretaria Municipal de Mobilidade (Semob) iniciou testes na estação Parque da Cidade no mesmo dia.
Foram testadas a abertura e fechamento das portas automáticas das estações, atracarem do veículo para embarque e desembarque e distanciamento de parada dos ônibus na estação. A Semob também está treinando os motoristas que vão operar os veículos.
Operação
A operação do BRT será iniciada de forma assistida, com horário reduzido, fora dos horários de pico. Nesta primeira etapa, a ação ocorrerá no trecho entre o Shopping da Bahia e a Pituba, beneficiando diretamente as regiões da Avenida ACM, Itaigara e Juracy Magalhães.
O BRT irá ampliar a oferta de transporte público oferecendo agilidade e segurança aos usuários, retirando o excesso de veículos que circulam pelo trecho e melhorando o tráfego de toda a área e proximidades. O usuário poderá integrar com outros modais, seja ônibus convencionais, Sistema de Transporte Especial Complementar (Stec) – mais conhecidos como amarelinhos – ou mesmo com o metrô, pagando o valor de uma tarifa.
Por contar com uma faixa exclusiva, o passageiro que está no Shopping da Bahia poderá chegar à praça Nossa Senhora da Luz em aproximadamente 15 minutos com o BRT, estima a Semob. O percurso atual dura 45 minutos.