
Campanha de vacinação antirrábica para cães e gatos é prorrogada em Salvador
19 de setembro de 2022A meta é proteger 190 mil cães e gatos e 168 mil vacinados, até o momento.
Fonte: Redação | Foto: Shutterstock

A Campanha de Vacinação Antirrábica em Salvador foi prorrogada até o próximo dia 30 de setembro. A meta é proteger 190 mil cães e gatos e 168 mil foram imunizados, segundo a prefeitura municipal.
Apesar da grande mobilização feita no Dia D da estratégia vacinal, realizado no sábado (17), apenas cerca de mil animais foram atendidos nos mais de cem pontos disponíveis, conforme o Centro de Controle de Zoonoses (CCZ).
A oferta da vacina acontece em 100 postos de saúde e com duplas volantes de agentes de endemia que percorrem as ruas da capital de segunda a sexta-feira, exceto feriados, das 8h às 14h. A lista completa dos locais está disponível no site da Secretaria Municipal de Saúde.
Devem ser imunizados animais a partir dos três meses de idade, exceto os que estiverem doentes. Após o encerramento da campanha, a dose contra a raiva, que pertence ao calendário de rotina das salas de vacina, seguirá disponível para os animais na capital baiana.
A coordenação do CCZ ressalta que a vacinação é a principal medida de prevenção da raiva, que é uma zoonose com 100% de letalidade, e lembra que nos últimos anos Salvador registrou casos confirmados de raiva em morcegos.