Colégios Rômulo Almeida e Angelita Moreno serão demolidos e darão espaço à uma escola de alto padrão

Colégios Rômulo Almeida e Angelita Moreno serão demolidos e darão espaço à uma escola de alto padrão

7 de janeiro de 2021 1 Por Marcelo Garcia

No local será construído uma grande escola de tempo integral com capacidade para quase 1000 alunos

Fonte: Redação | Foto: Secom BA

Projeto da futura escola de alto padrão | Foto: Secom BA

O governo da Bahia autorizou nesta quarta (6) a construção de duas escolas de tempo integral que atenderão 2.360 estudantes. As unidades escolares serão implantadas no Imbuí e Sussuarana, com investimento contratado da ordem de R$ 40 milhões. O prazo para o início das obras ainda não foi divulgado.

A primeira delas será erguida na Rua das Araras, no Imbuí, na área onde estão localizados o Colégio Estadual Professor Rômulo Almeida e o Colégio Estadual Angelita Moreno. A visita do secretário da Educação do Estado, Jerônimo Rodrigues, acompanhado pelo presidente da Companhia de Desenvolvimento Urbano do Estado da Bahia (Conder), Sérgio Silva, gestores escolares e técnicos estaduais, na manhã desta quarta (06), marcou a autorização para o desenvolvimento dos projetos básico e executivo e a construção das unidades escolares, cujos serviços serão iniciados pelos sistemas viários e de infraestrutura do entorno.

Foto: Secom BA

“Esta é uma demanda que já vínhamos conversando com os gestores e a comunidade escolar das duas escolas para mantermos a mesma oferta para os estudantes com a unificação. São duas escolas que vêm mostrando um bom desempenho na aprendizagem e terão à sua disposição uma estrutura de alto padrão, com quadra poliesportiva coberta, auditório, campo society, laboratórios e biblioteca “, explicou o secretário Jerônimo Rodrigues.

A diretora escolar Eliana Anjos, do Angelita Moreno, falou sobre a estrutura da nova unidade. “Somos uma comunidade que é apaixonada por este espaço. E com a chance de termos uma grande infraestrutura nos traz expectativas muito positivas”.

Já o diretor Elísio Santos, do Rômulo Almeida, ressaltou sua relação com o colégio. “Estudei nesta unidade escolar e estamos muito animados com este novo momento. A qualificação dos professores para desenvolver práticas pedagógicas não comporta mais nesta atual estrutura”.

Foto: Secom BA

A segunda escola ficará na Avenida Ulisses Guimarães, no bairro de Sussuarana. Outras seis escolas de tempo integral na capital baiana estão previstas para os bairros da Vila Canária, Lobato, Estrada das Barreiras, Jardim Cajazeiras, Paripe e São Cristóvão.

As escolas do Imbuí e de Sussuarana terão capacidade para absorver de 960 a 1.400 estudantes, respectivamente, em edificações com dois e três pavimentos, contando com salas climatizadas, laboratórios, auditórios, bibliotecas, refeitórios, quadras poliesportivas cobertas, campos de futebol com gramado sintético, vestiários e áreas de convivência ao ar livre.

Entre as inovações previstas, destaque para medidas que visam a racionalização no consumo e reuso de água, reaproveitamento com coleta e armazenamento das águas pluviais, utilização de fonte alternativa e geração de energia limpa, além de soluções que visam maior conforto ambiental, como a utilização de telhas termoacústicas nos auditórios, e a racionalização de recursos naturais no processo construtivo, adotando a estrutura de concreto pré-moldado.