Com 10 meses de atraso, CAPS Armação é enfim inaugurado

Com 10 meses de atraso, CAPS Armação é enfim inaugurado

17 de dezembro de 2019 0 Por Marcelo Garcia

A unidade foi construída pelo Governo do Estado e será administrada pela Prefeitura de Salvador

Fonte: Redação | Foto: Secom GOV/BA

Após dez meses de atraso nas obras, o governador Rui Costa enfim inaugurou a unidade do Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) tipo III, no bairro de Jardim Armação. Segundo a Secretaria de Saúde do Estado da Bahia, a previsão de entrega do equipamento era para fevereiro deste ano, porém, questionados, não informaram o motivo do atraso na entrega das obras.

A unidade, que contou com um investimento de mais de R$ 2 milhões entre obras e equipamentos, fica localizada na Rua Pedro Silva Ribeiro (atrás do Bompreço / Walmart da orla) e começa funcionando das 7h às 19h e, a partir do mês de março de 2020, atuará com capacidade máxima de forma ininterrupta, em regime 24 horas, inclusive aos finais de semana e feriados.

O CAPS, que é constituído por uma equipe multiprofissional, atua com uma ótica interdisciplinar e realiza, prioritariamente, atendimento a pessoas de todas as idades com transtornos graves e persistentes. O atendimento também inclui pessoas com necessidades decorrentes do uso de álcool e outras drogas, seja em situações de crise ou nos processos de reabilitação psicossocial, sendo substitutivo ao modelo asilar. As unidades são instaladas em cidades e ou regiões com pelo menos 15 mil habitantes.

“Esta é a sétima unidade do Caps que entregamos no estado este ano. Essas entregas fazem parte de uma estratégia de parceria com os municípios para fortalecer a atenção básica de saúde. O Centro faz o acompanhamento sistemático das pessoas que têm algum distúrbio de origem mental. Em casos de crise aguda, o paciente poderá permanecer na unidade por alguns dias para observação e tratamento”, explicou o governador.

“Estamos prontos para gerir essa unidade. Muita gente não cuida de pessoas com problemas psíquicos, não porque não gosta do outro, mas porque não sabe como, e essa unidade vai ajudar essas pessoas”, disse ACM Neto.

O secretário de Saúde do Estado da Bahia (Sesab), Fábio Vilas Boas, explicou que a unidade de saúde é uma importante ferramenta de tratamento dos males da mente. “Aqui serão oferecidos diversos serviços de saúde mental destinados a tratar doenças como a depressão e outros transtornos que precisam do acompanhamento de psicólogos e, caso haja necessidade de medicação, também de psiquiatras. Aqui os pacientes terão atendimento 24 horas, inclusive noturno”.

Ailton dos Santos é atendido pela rede do Caps há dez anos e agora, com a unidade construída em Armação, terá uma opção de tratamento mais perto de casa. “Vai ficar melhor para mim e minha família. Eu preciso muito do Caps porque me ajuda a melhorar e a ficar mais calmo”.

Ainda na oportunidade, Rui revelou que a Unidade Básica de Saúde (UBS) do Bate Facho também está com a entrega atrasada em cerca de 9 meses e que só deve ser inaugurada no ano que vem. “Teremos entregas desse tipo de unidade na comunidade de Bate Facho, no Imbuí; em Cajazeiras; San Martin; IAP; Pirajá, entre outros lugares”.