Conheça Maria Ribeiro Anjos, moradora da Boca do Rio, filha de baiana de acarajé, e está fazendo o Enem pela 3ª vez, sonhando em cursar pedagogia

Conheça Maria Ribeiro Anjos, moradora da Boca do Rio, filha de baiana de acarajé, e está fazendo o Enem pela 3ª vez, sonhando em cursar pedagogia

28 de novembro de 2021 0 Por Marcelo Garcia

O segundo dia de provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) acontece neste domingo, tanto para a versão impressa, quanto digital.

Fonte: G1 Bahia | Foto: Malu Vieira / G1 Bahia

Inep diz que banco de questões que caem no Enem está 'obsoleto'; diretor  pediu estudo sobre terceirização | Enem 2021 | G1
Foto: Divulgação

Quase aos 45 anos, a soteropolitana Maria Ribeiro Anjos está pronta para o segundo dia de provas do Enem. Ela chegou cedo ao colégio estadual Luiz Vianna, no bairro de Brotas, em Salvador, neste domingo (28). Moradora da Boca do Rio, o percurso de R$ 18 de Uber até a escola onde irá fazer o exame foi tranquilo e cheio de esperança.

“Eu sempre tive esse desejo, mas eu nunca tive condições financeiras para fazer. Minha mãe era baiana de acarajé e tinha 8 filhos. Trabalho desde os 9 anos e só agora estou conseguindo”, diz Maria dos Anjos, que sonha em cursar pedagogia.

Essa é a terceira vez que ela tenta fazer o Enem desde quando entrou para o curso Universidade Para Todos e começou a correr atrás do sonho.

Publicidade

Maria nunca trabalhou com carteira assinada e já vendeu acarajé, fez trança afro, eventos, de tudo um pouco para garantir renda. Ela contou que nunca conseguiu se dedicar para tentar uma faculdade por causa de questões na família como o nascimento da filha, a construção da casa própria, entre outros revezes da vida, como o câncer da mãe.

Covid-19: Uso de máscara é parte...

Por falar em família, o marido e a filha apoiam a empreitada da futura aluna de pedagogia, apesar da ponderação das irmãs, que não desanima a multitarefas Maria dos Anjos.

“Minhas irmãs dizem que eu sou maluca porque vou fazer 45 anos e preciso descansar. Mas é o que eu gosto de fazer: estudar”.