
Contação de histórias e poesia marcam retorno das atividades da bibliteca Betty Coelho
6 de junho de 2022Sarau-bazar aconteceu no ´´último sábado (4) no espaço comunitário que fica na na rua Lavínia Magalhães.
Fonte: Redação | Fotos: Pablo Souza

Neste momento que está mais seguro retomar atividades em grupo, a biblioteca comunitária da Boca do Rio, o espaço Betty Coelho, realizou um evento presencial marcado por contação de histórias e recital de poesia. De acordo com a organização, cerca de 70 pessoas marcaram presença no sarau-bazar, que aconteceu no último sábado (4).
“Foi a terceira edição do evento, mas as duas primeiras foram testes. Esta última foi um sucesso, estiveram presentes poetas e contadores de histórias, membros do Musashi Karatê Clube e muitos moradores da região”, conta Pablo Sousa, voluntário da biblioteca há cerca de três anos.

O recital foi realizado por poetas como Cacau Novaes e Cilene Canda. Já o entretenimento das crianças ficou por conta das contadoras de histórias Cris Muniz, Jeane Sánchez e Rosana Paulo interagiram com as crianças. Tanto artistas previstos na grade e outros, que compareceram no dia, se apresentaram no sarau.
Jonathan Miranda, corretor de Imóveis e professor de Karatê-Dô Tradicional, que dá aulas na comunidade da Boca do Rio e adjacências, conta que gostou bastante do evento na biblioteca. Ele não conhecia o espaço antes do evento.
“Achei [o sarau] riquíssimo e de grande valia para a comunidade. Na oportunidade fui acompanhado de minha filha (10 anos) e esposa, que é Corretora e Professora de História da Arte. Ainda não conhecia o local, soube através de um aluno meu”, disse.
Para Douglas de Almeida, coordenador da biblioteca, o evento, como um todo, excedeu as expectativas.
“As pessoas vieram, tanto do bairro como de outros locais. O público foi excelente. Visitaram nosso acervo, fizeram aquisições no Bazar, assistiram atentamente as atrações. As crianças, um espetáculo à parte, interagindo com as contadoras de histórias, alem de folhear os livros”, celebra.
Todas as atividades realizadas pela biblioteca são gratuitas e abertas para a comunidade.

Sobre a biblioteca
A Biblioteca Betty Coelho existe desde 2005. No mesmo local também funciona a Biblioteca Prometeu, que abriga um acervo voltado para o público adulto, com clássicos da literatura e livros especializados de Estudos Culturais, História, Sociologia, Economia e vários outros.
Atualmente o espaço funciona ´dois dias na semana, sexta-feira e sábado, das 15h às 19h. O empréstimo de livros está sendo retomado gradualmente após o retorno das atividades e para se cadastrar é necessário apresentar documento de identidade e comprovante de endereço.
Parceria com a UFBA
Neste semestre a Betty Coelho está realizando uma parceira com a Universidade Federal da Bahia (UFBA). Quatro estudantes do curso de Pedagogia da instituição estão realizando atividades práticas da disciplina Estágio 3 — espaços de educação não formal em parceria com a biblioteca.

