[CULTURA] Banda Conexão Tambor abre projeto Afrobalada neste sábado no Marback

[CULTURA] Banda Conexão Tambor abre projeto Afrobalada neste sábado no Marback

14 de agosto de 2019 0 Por Marcelo Garcia

Fonte: Redação | Foto: Divulgação

A iniciativa enfrenta o racismo e a segregação social através da música

Através de uma proposta de unir os ritmos musicais de influência afro para reafirmar questões identitárias diversas, a banda Conexão Tambor apresenta ao público baiano o projeto Afrobalada. Entre os meses de agosto e setembro, o grupo apresenta uma série de shows e ações formativas em diversos espaços culturais da capital e da região metropolitana. O lançamento do projeto acontece no próximo sábado (17 de agosto), às 19h, no Espaço Cultural Dona Neuza (Setor 2, Marback, Boca do Rio). Os ingressos estão sendo vendidos antecipadamente por R$ 15,00 pela internet (clique aqui) e no dia do show por R$ 20,00 na bilheteria do local. A abertura fica por conta da banda Farol Light Music.

O projeto é dividido em duas etapas. A primeira é o show, em que a Conexão Tambor traz um repertório de canções autorais do EP Sintonia Baiana, além de outros sucessos da música baiana. Com influências do samba-reggae e o axé, suas letras tratam de temas referentes à resistência negra, ao direito das mulheres e à consciência de gênero, numa perspectiva de luta e valorização dos movimentos que buscam a igualdade de direitos. O objetivo da banda é criar laços com o público, além de promover a circulação de produtos afro-baianos por espaços de diferentes bairros. Em um segundo momento, o projeto promove oficinas de formação em ritmos africanos e instrumentos percussivos para as comunidades do entorno dos espaços culturais, tendo em vista a descoberta e incentivo de novos talentos sejam descobertos na carreira musical.

Após a estreia com o show no Espaço Cultural Dona Neuza no Marback, no mês de setembro o projeto segue com apresentações da banda e convidados, além das oficinas formativas por mais três espaços culturais: Cine-Teatro Lauro de Freitas (06 de setembro), Cine-Teatro Solar Boa Vista (21 de setembro) e Espaço Cultural Alagados (28 de setembro).