Fornecimento de água será suspenso na região da Boca do Rio nesta quinta (6)

Fornecimento de água será suspenso na região da Boca do Rio nesta quinta (6)

5 de março de 2025 1 Por Marcelo Garcia

Interrupção vai afetar 68 bairros, incluindo Boca do Rio, Armação, Imbuí, Stiep e Pituaçu

Fonte: Correio 24h / Foto: Giuliano Gomes/PR Press

Um serviço emergencial em um dos reservatórios do Parque da Bolandeira, em Salvador, vai suspender temporariamente o abastecimento de água em 68 localidades da cidade, nesta quinta-feira (6). A interrupção vai acontecer a partir das 5h. A previsão é que o serviço seja concluído às 17h do mesmo dia, quando as estações de tratamento da Bolandeira voltarão a operar e o fornecimento será retomado aos poucos nas áreas afetadas.

As áreas afetadas são: Acupe; Amaralina; Arenoso; Arraial do Retiro; Baixa de Quintas; Barbalho; Barra; Barreiras; Barris; Brotas; Boca do Rio; CAB; Cabula; Cabula VI; Caixa D’Água; Calabetão; Calçada; Caminho das Árvores; Candeal; Canela; Centro; Cidade Nova; Comércio; Cosme de Farias; Costa Azul; Curuzu; Doron; Engenho Velho da Federação; Engenho Velho de Brotas; Engomadeira; Federação; Garcia; Graça; IAPI; Imbuí; Itaigara; Jardim Armação; Jardim Santo Inácio; Lapinha; Luiz Anselmo; Liberdade; Macaúbas; Mata Escura; Matatu; Narandiba; Nazaré; Nordeste de Amaralina; Novo Horizonte; Ondina; Patamares; Pau Miúdo; Pernambués; Pero Vaz; Piatã; Pituaçu; Pituba; Resgate; Retiro; Rio Vermelho; Saboeiro; Santa Mônica; Santo Antônio; Saúde; São Gonçalo; Sussuarana; STIEP; Tancredo Neves e Vila Laura.

“Identificamos a necessidade de reforçar a estrutura de um dos reservatórios para garantir a segurança e eficiência do sistema, e para isso será necessário suspender a operação por algumas horas. Estamos trabalhando para que tudo seja resolvido no menor prazo possível. Quem tem caixa d’água, é possível que nem perceba essa interrupção”, destacou Joana Rolemberg, diretora de Operações em Salvador e Região Metropolitana da Empresa Baiana de Águas e Saneamento (Embasa).

Reabastecimento
Segundo a Embasa, o retorno da água ocorre aos poucos porque é preciso encher novamente as tubulações e os grandes reservatórios de distribuição para que a rede ganhe pressão e a água consiga chegar a todos os imóveis. Alguns locais mais altos ou distantes na rede podem ter o fornecimento normalizado em até 72 horas.

Boca do Rio Magazine BDRM

“Por isso, a Embasa orienta que os moradores usem de forma econômica a água armazenada em casa durante esse período. Quem não tem caixa d’água pode reservar água em recipientes limpos e tampados”, informou o órgão em nota.

Ainda segundo o órgão, o abastecimento alternativo por carro-pipa estará disponível pelo número 0800 0555 195 e pelo site da instituição, mediante informação de matrícula na Embasa, com prioridade para unidades de saúde e escolas.