Gal Costa, a musa do tropicalismo e uma das maiores cantoras do Brasil, morre aos 77 anos

Gal Costa, a musa do tropicalismo e uma das maiores cantoras do Brasil, morre aos 77 anos

9 de novembro de 2022 0 Por Marcelo Garcia

Foram 57 anos de carreira e clássicos da MPB como ‘Baby’, ‘Meu nome é Gal’, ‘Chuva de Prata’, ‘Meu bem, meu mal’ e ‘Barato total’.

Fonte: Redação | Foto: Divulgação

Morreu na manhã desta quarta (09), Maria da Graça Costa Penna Burgos, mais conhecida como Gal Costa. Ela tinha 77 e morreu em São Paulo, onde morava.

Gal Costa nasceu em 1945 em Salvador, filha de Arnaldo Burgos e Mariah Costa Penna. Sua estreia foi na década de 1960, ao lado de Caetano Veloso, Maria Bethânia, Tom Zé, Gilberto Gil, no espetáculo Nós, Por Exemplo, em 1964.

Ela foi a voz marcante de grandes clássicos da MPB como “Baby”, “Meu nome é Gal”, “Chuva de Prata”, “Meu bem, meu mal”, “Pérola Negra” e “Barato total”.

Gal visitou por diversas vezes a Boca do Rio, mais precisamente a Praia dos Artistas, na década de 1970, acompanhada de outros grandes nomes da música popular brasileira como Caetano Veloso, Gilberto Gil, Maria Bethânia, Novos Baianos, dentre outros.

Ela havia dado uma pausa em shows, após passar por uma cirurgia para retirar um nódulo na fossa nasal direita, porém a causa da morte ainda não foi divulgada.