
Governo Federal lança novo aplicativo do CadÚnico com auto-cadastro e atualização de dados
31 de março de 2022 0 Por Marcelo GarciaNovo app vai permitir o auto-cadastramento de famílias e a atualização de dados do Cadúnico. Aplicativo já pode ser baixado pelos 82 milhões de brasileiros que fazem parte do Cadastro.
Fonte: Governo Federal | Foto Secom GOVBR

Foi lançado na manhã desta quarta (30) o novo aplicativo do Cadúnico. Agora o Cadastro Único ganha uma nova ferramenta de consulta e cadastro para as famílias que vivem em situação de vulnerabilidade social. , durante a inauguração da Estação Cajupiranga em Parnamirim-RN. No evento estavam presentes o presidente Jair Bolsonaro e o Ministério da Cidadania, João Roma, que falou sobre a modernização do Cadastro Único.
O Cadúnico é utilizado pelo governo como uma base de dados para identificar a situação em que vivem as famílias de baixa renda do país, acompanhando informações como características dos domicílios, nível de escolaridade dos integrantes da família, situação de trabalho e renda familiar, entre outros.
Atualmente, a inscrição no Cadastro Único é a porta de entrada para as famílias em situação de vulnerabilidade se tornarem beneficiárias de mais de 28 programas sociais e iniciativas do governo federal, como o Auxílio Brasil, o programa Casa Verde e Amarela, o Auxílio Gás dos Brasileiros, entre outros.
Novo aplicativo do Cadúnico terá cadastro online
Essa é a primeira vez que o Cadastro Único recebe uma ferramenta exclusiva e completa com diversos serviços ligados ao cadastramento. Até então, as famílias que faziam parte da base de dados do governo federal só tinham a opção de realizar a consulta pelo CPF no site e aplicativo Meu Cadúnico.
Com a nova plataforma, outras funcionalidades estarão disponíveis como a consulta a todos os benefícios que a família recebe, um mapa georreferenciado indicando os pontos de atendimento mais próximos da família, a emissão do comprovante de cadastro e a possibilidade de realizar o auto-cadastramento no Cadúnico.
De acordo com o Ministério da Cidadania, o pré-cadastramento do Cadastro Único vai reduzir o tempo de espera nas unidades de atendimento, uma vez que a família já terá preenchido as principais informações pelo aplicativo e precisará passar somente pelo processo de avaliação complementar e confirmação dos dados.
O aplicativo do Cadastro Único já está disponível para celulares com sistema Android e para dispositivos iOS (iPhone).
Sobre o Autor
Fundador do Boca do Rio Magazine, estudante de Comunicação e Marketing pela UNIFACS, CEO e diretor de arte na Novo Mundo Agência e Comunicação e morador da Boca do Rio há mais de 20 anos