Horta comunitária é revitalizada em condomínio no Imbuí

Horta comunitária é revitalizada em condomínio no Imbuí

15 de maio de 2022 0 Por Rebeca Almeida

Ação aconteceu neste domingo (15) e contou com participação de voluntários de diferentes bairros.

Fonte: Redação | Foto: Redação

Hortas comunitárias são espaços urbanos onde uma equipe de voluntários se dedica para o plantio de alimentos. No condomínio Vivendas do Imbuí, no bairro do Imbuí, um grupo de moradores mantém um espaço como este há cerca de nove anos. 

Neste domingo (15) a horta comunitária do condomínio passou por um mutirão de limpeza e plantação, devido à evasão de voluntários no período da pandemia de coronavírus. 

O morador Daniel Lopes, 30 anos, psicólogo e instrutor, conta que no condomínio Vivendas do Imbuí a horta começou quando praticantes de Ioga no local queriam se dedicar ao cuidado com o meio ambiente.

Publicidade

“Na Ioga praticamos tanto o cuidado interno (do próprio corpo) quanto externo (do planeta)”, explica. 

Ele conta que os alimentos produzidos no local são redistribuídos para os voluntários e às vezes doados para instituições próximas. 

O trabalho para manter o local é constante, conta Daniel, que visita o espaço duas vezes na semana, “toda quarta-feira e domingos, para regar, limpar e acompanhar o crescimento das plantas”, diz. 

Publicidade

Revitalização
A ação deste domingo (15) atua para a realização de mutirões de revitalização de hortas comunitárias de Salvador. Começou em 2021 e até o momento passou por cinco locais. 

O objetivo é revitalizar hortas já existentes, como foi o caso desta do Imbuí. A necessidade de manter as hortas comunitárias cresceu durante a pandemia, quando muitos locais ficaram abandonados.  

Algumas pessoas que participam dos mutirões vem de outros bairros para colaborar. Foi o caso do eletricista Gabriel de Oliveira, 34 anos, que mora em Cajazeiras. Ele participa do projeto desde o ano passado, mas só pôde estar presente na ação deste domingo. 

“Eu acompanho o grupo, mas só agora consegui ter tempo para participar”, explica. 

Natural de Itapetinga, cidade localizada no sudoeste do estado, Gabriel diz que sente falta de mais locais onde é possível estar em contato com a terra no meio urbano. “Faz muita falta!”, destaca.

Como ter uma
Para instalar uma horta em algum terreno público, moradores precisam organizar uma equipe de voluntários e entrar em contato com a prefeitura, que através da Secretaria Municipal de Sustentabilidade e Resiliência (Secis), para realização de estudos de viabilidade e suporte para implantação do projeto. 

Covid-19: Uso de máscara é parte...