Inflação dispara em fevereiro e encarece café e ovo quase 18% na capital baiana

Inflação dispara em fevereiro e encarece café e ovo quase 18% na capital baiana

13 de março de 2025 0 Por Marcelo Garcia

Região Metropolitana registra maior alta para fevereiro em 10 anos, impulsionada pelo aumento dos alimentos e da energia elétrica

Fonte: Bahia.ba | Foto: Marina Silva (CORREIO)

A inflação na Região Metropolitana de Salvador (RMS) acelerou em fevereiro, atingindo 1,38%, o maior índice para o mês desde 2015. O aumento foi puxado principalmente pelo encarecimento dos alimentos, com destaque para o café moído, que registrou alta de 18,92%, e os ovos, que subiram 17,83%. Esses itens tiveram grande impacto no custo de vida na região.

De acordo com o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), divulgado pelo IBGE, a inflação em Salvador superou a média nacional de 1,31%, ocupando a 9ª posição entre as 16 regiões pesquisadas. No acumulado do ano, a alta já chega a 1,76%, acima da média nacional de 1,47%. Nos últimos 12 meses, a inflação na RMS atingiu 5,37%, a 5ª mais alta do país.

Boca do Rio Magazine BDRM

Além dos alimentos, o setor de habitação teve um dos maiores impactos, com alta de 5,30%, a maior em quase três décadas. A energia elétrica subiu 17,38%, devido ao fim do Bônus de Itaipu, que havia reduzido as faturas em janeiro. O gás de botijão também ficou mais caro, com aumento de 2,41%.

A área de educação registrou avanço de 4,64%, impulsionado pelo reajuste das mensalidades escolares, um movimento típico de fevereiro. O ensino fundamental teve alta de 7,90%, enquanto o ensino médio subiu 8,77%.

O setor de transportes, por outro lado, apresentou queda de 0,33%, ajudando a conter o avanço da inflação. As passagens aéreas registraram a maior redução de preços (-26,19%) entre todos os itens pesquisados.