
Jeane Sánchez lança livro de poesias “Folhas Soltas Nsaba, Ewê” e celebra a ancestralidade negra
14 de maio de 2025Jeane é cofundadora da Biblioteca Infanto-juvenil Betty Coelho, na Boca do Rio
Fonte: Redação

A poeta, atriz e contadora de histórias Jeane Sánchez lança nesta quinta (15), seu primeiro livro de poemas, Folhas Soltas Nsaba, Ewê, com selo da Editora Cogito. O evento acontece das 18h às 20h30, no Quadrilátero da Biblioteca Central da Bahia, nos Barris, e contará com sarau lítero-musical, recital de poesia, bate-papo com escritoras convidadas e sessão de autógrafos.
A obra reúne 60 poemas organizados em cinco seções: Identidade, Folhas Reunidas, Autoamor, Folhas Dedicadas e Folhas Soltas. Com apresentação da poeta Jovina Souza e orelha assinada por Ametista Nunes, o livro traz ainda uma capa em monotipia do artista plástico Mauro Lúcio e um glossário com palavras em kimbundu e yorubá, valorizando as referências afro-diaspóricas presentes na obra.
Jovina apresenta Jeane como “uma mulher-poeta que se reconhece parte de uma linhagem de outras mulheres construtoras de caminhos”, enquanto Ametista reforça o engajamento da autora: “Ela reúne arte cênica, sensibilidade, protesto e solidariedade, mostrando como a arte pode transformar a sociedade”.
A noite de lançamento contará com apresentações musicais do coletivo Quilombayô — formado por jovens músicos do bairro de Valéria —, da cantora Virgínia Luz, com mais de três décadas de carreira e novo álbum lançado, e do multiartista Abdon Griffo, integrante do grupo A Pombagem. Na sequência, o recital de poemas do livro contará com a participação de Douglas de Almeida, Marcos Peralta, Nádia Cerqueira, Camila Odô Labá e Marta Torres. As escritoras Jovina Souza e Ametista Nunes também participam de um bate-papo mediado pelo editor Ivan de Almeida. A noite será encerrada com sessão de autógrafos e o tradicional “Brinde à Poesia”.
Jeane Sánchez é natural de Santaluz (BA), mestra em Artes Cênicas pela Universidade Federal da Bahia e fundadora da Biblioteca Infantil Betty Coelho, na Boca do Rio. Atua como professora, atriz e contadora de histórias, além de incorporar, desde 2015, a escritora Carolina Maria de Jesus em performances e oficinas. A artista também tem poemas publicados em diversas antologias, como Todo o Risco e Poesia Mulher.

Serviço:
– Lançamento do livro “Folhas Soltas Nsaba, Ewê”
– Data: 15 de maio (quinta-feira)
– Horário: 18h às 20h30
– Local: Biblioteca Central da Bahia – Rua General Labatut, 43, Barris, Salvador
– Mais informações: (71) 98103-1688