Justiça autoriza Coelba a retomar corte de energia por falta de pagamento

Justiça autoriza Coelba a retomar corte de energia por falta de pagamento

3 de agosto de 2020 0 Por Marcelo Garcia

Medida tinha sido tomada por causa da pandemia do novo coronavírus. Famílias inscritas no programa Tarifa Social vão continuar com serviço, mesmo com contas vencidas, até dezembro deste ano

Fonte: G1 Bahia | Arte: BDRM

A partir do último sábado (1º), o prazo de suspensão do corte de energia elétrica foi encerrado. A medida foi tomada pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) durante o período mais crítico da pandemia da Covid-19 , quando municípios e estados adotaram ações de isolamento social.

Os consumidores que tiverem fatura de energia em aberto, entre 24 de março e 31 de julho, podem ter o serviço cortado. Apenas os usuários do programa Tarifa Social, que estão com contas vencidas, terão o fornecimento mantido até o fim de 2020.

Segundo a Superintendente de relacionamento com clientes da Coelba, Cynira Malveira, o órgão atende seis milhões de pessoas e mais da metade dos clientes têm, pelo menos, uma fatura vencida. Ainda segundo Cynira, esta situação foi reflexo do desemprego provocado pela pandemia.

A superintendente explicou que a suspensão do corte de energia por falta de pagamento não tem previsão de prorrogação, mas que há formas de facilitar a quitação das contas em aberto, como cartão de crédito, parcelamento em até 12x, ou até mesmo o cartão com o auxílio emergencial.

Para a renegociar as dívidas, os clientes podem acessar o site da Coelba, receber atendimento por aplicativo de mensagem, por meio do número 3370-6350 e por ligações para o número 116.

No caso de Salvador e cidades da região metropolitana, nos bairros mais populares, há agências móveis fazendo troca de lâmpada de eficiência energética, e também fazendo pagamento de contas. Também há cobrança domiciliar, agendada pelos clientes. Além disso, há ponto de pagamento na Estação Pirajá, em sistema drive-thur.