Maio Negro dos Museus discute exclusão de profissionais negros no campo da museologia

Maio Negro dos Museus discute exclusão de profissionais negros no campo da museologia

26 de maio de 2025 Off Por Marcelo Garcia

Edição 2025 do evento propõe reflexão sobre o desemprego entre museólogos(as) negros(as) e lança a Carta Negra dos Museus e da Museologia do Brasil

Fonte: Redação (Boca do Rio Magazine)

Entre os dias 27 e 29 de maio, Salvador será palco da segunda edição do “Maio Negro dos Museus e da Museologia”, promovido pelo Observatório Negro dos Museus e da Museologia. O evento, que será híbrido, propõe um importante debate sobre o desemprego e a exclusão de profissionais negros(as) no mercado de trabalho museológico brasileiro.

A abertura da programação acontece no dia 27 de maio, às 19h, de forma presencial, no Auditório Samuel Celestino, na Associação Bahiana de Imprensa (ABI), no Centro da capital baiana. A noite contará com uma apresentação musical e a conferência “Museus: a quem será que se destinam?”, que propõe refletir sobre o papel e o acesso às instituições museais no Brasil.

Nos dias 28 e 29, os encontros seguem em formato virtual, a partir das 14h, com transmissão ao vivo pelo canal do COREM 1R no YouTube. As inscrições devem ser feitas previamente pela plataforma Doity, e os participantes dos três dias — presencial ou online — terão direito a certificação.

Boca do Rio Magazine BDRM

Com o tema “A carne mais barata do mercado é a carne negra?”, o Maio Negro de 2025 propõe uma Roda de Debate sobre a ausência de profissionais negros(as) nos projetos curatoriais, levantando a questão: exclusão ou apagamento? O objetivo é discutir, a partir da perspectiva de docentes, gestores(as) e pesquisadores(as), os impactos dessa ausência nos processos de construção de memória e identidade cultural no país.

Além dos debates, o evento terá o lançamento da Carta Negra dos Museus e da Museologia do Brasil e a apresentação de dados inéditos obtidos a partir de um questionário aplicado pelo Observatório Negro dos Museus.

A iniciativa visa sensibilizar poder público, sociedade civil e instituições privadas para o enfrentamento do racismo estrutural na área dos museus, além de propor a construção de políticas públicas mais inclusivas para o setor.

📍 Serviço:
Maio Negro dos Museus, Edição 2
📅 27, 28 e 29 de maio de 2025
📍 Dia 27 – Presencial: Associação Bahiana de Imprensa (ABI) – Rua Guedes de Brito, nº 1, Ed. Ranulfo Oliveira – Salvador/BA
📍 Dias 28 e 29 – Online: Canal do COREM 1R no YouTube
⏰ 27/05 – 19h | 28 e 29/05 – 14h
🎟️ Inscrições: Plataforma Doity (link disponível nas redes sociais do evento)
📜 Certificados para quem participar dos três dias de programação.
🔗 Acompanhe as redes do Observatório Negro dos Museus e do COREM 1R para mais informações.