
Maio Negro dos Museus discute exclusão de profissionais negros no campo da museologia
26 de maio de 2025Edição 2025 do evento propõe reflexão sobre o desemprego entre museólogos(as) negros(as) e lança a Carta Negra dos Museus e da Museologia do Brasil
Fonte: Redação (Boca do Rio Magazine)

Entre os dias 27 e 29 de maio, Salvador será palco da segunda edição do “Maio Negro dos Museus e da Museologia”, promovido pelo Observatório Negro dos Museus e da Museologia. O evento, que será híbrido, propõe um importante debate sobre o desemprego e a exclusão de profissionais negros(as) no mercado de trabalho museológico brasileiro.
A abertura da programação acontece no dia 27 de maio, às 19h, de forma presencial, no Auditório Samuel Celestino, na Associação Bahiana de Imprensa (ABI), no Centro da capital baiana. A noite contará com uma apresentação musical e a conferência “Museus: a quem será que se destinam?”, que propõe refletir sobre o papel e o acesso às instituições museais no Brasil.
Nos dias 28 e 29, os encontros seguem em formato virtual, a partir das 14h, com transmissão ao vivo pelo canal do COREM 1R no YouTube. As inscrições devem ser feitas previamente pela plataforma Doity, e os participantes dos três dias — presencial ou online — terão direito a certificação.

Com o tema “A carne mais barata do mercado é a carne negra?”, o Maio Negro de 2025 propõe uma Roda de Debate sobre a ausência de profissionais negros(as) nos projetos curatoriais, levantando a questão: exclusão ou apagamento? O objetivo é discutir, a partir da perspectiva de docentes, gestores(as) e pesquisadores(as), os impactos dessa ausência nos processos de construção de memória e identidade cultural no país.
Além dos debates, o evento terá o lançamento da Carta Negra dos Museus e da Museologia do Brasil e a apresentação de dados inéditos obtidos a partir de um questionário aplicado pelo Observatório Negro dos Museus.
A iniciativa visa sensibilizar poder público, sociedade civil e instituições privadas para o enfrentamento do racismo estrutural na área dos museus, além de propor a construção de políticas públicas mais inclusivas para o setor.
📍 Serviço:
Maio Negro dos Museus, Edição 2
📅 27, 28 e 29 de maio de 2025
📍 Dia 27 – Presencial: Associação Bahiana de Imprensa (ABI) – Rua Guedes de Brito, nº 1, Ed. Ranulfo Oliveira – Salvador/BA
📍 Dias 28 e 29 – Online: Canal do COREM 1R no YouTube
⏰ 27/05 – 19h | 28 e 29/05 – 14h
🎟️ Inscrições: Plataforma Doity (link disponível nas redes sociais do evento)
📜 Certificados para quem participar dos três dias de programação.
🔗 Acompanhe as redes do Observatório Negro dos Museus e do COREM 1R para mais informações.