Menos de 5% da população de Salvador se vacinou contra o sarampo

Menos de 5% da população de Salvador se vacinou contra o sarampo

26 de abril de 2022 0 Por Rebeca Almeida

A UBS César de Araújo tem vacinas disponíveis e baixa procura.

Fonte: Redação | Foto: Google Maps

Até a última segunda (25), Salvador vacinou apenas 4,98% do público alvo contra o sarampo.

Na Boca do Rio, a imunização está disponível para a população no Centro de Saúde Dr. César Araújo, na Rua Manoel Quaresma, de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h.

O Boca do Rio Magazine visitou a unidade nesta terça (26) e, segundo informações de funcionários que não quiseram se identificar, a procura era bem pequena. Essa baixa procura tem grave consequências e pode ocasionar o reaparecimento de doenças antes consideradas erradicadas.

O Brasil já chegou a ser considerado livre do sarampo em 2016, mas perdeu o certificado após um novo surto três anos depois.

Publicidade

Estratégia de vacinação
Ao todo, Salvador tem 342 mil pessoas aptas para a vacinação, cuja campanha foi dividida em dois públicos alvos.

O primeiro grupo é composto por cerca de 200 mil crianças, com idades de 6 meses a menores de 5 anos (4 anos, 11 meses e 29 dias). Elas devem tomar uma dose extra da vacina tríplice viral, mesmo já tendo tomado as duas doses do imunizante.

Apenas as crianças que tomaram a tríplice viral há menos de um mês é que não devem tomar a vacina novamente. A tríplice previne, simultaneamente, o sarampo, a rubéola e a caxumba.

Outro público alvo são os trabalhadores da saúde. No total, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) espera imunizar 142 mil deles, mas apenas 7.100 foram vacinados. A campanha para este público terá vacinação especial no dia 30 de abril.

Covid-19: Uso de máscara é parte...