Moradores do Alto do Sossego, na Boca do Rio, reclamam de descarte irregular de lixo e entulho na localidade

Moradores do Alto do Sossego, na Boca do Rio, reclamam de descarte irregular de lixo e entulho na localidade

1 de julho de 2020 0 Por Marcelo Garcia

Segundo os moradores, pessoas vem de outros locais, inclusive de fora do bairro, para jogar lixo e entulho na localidade

Fonte: Redação | Foto: Leitor Anônimo

Olha aí o cúmulo do absurdo! Todos sabem que em bairros populares, muitas vezes o lixo é despejado em locais errados pelos próprios moradores, mas e quando o pessoal vem de outros bairros? Essa é a denúncia dos moradores da comunidade do Alto do Sossego, mais conhecido como Borel, próximo ao antigo Centro de Convenções, que estão cansados de ver caminhões descarregando lixo e entulho no local.

Segundo eles, isso acontece há um tempo e com certa frequência. “Isso acontecia mais pela noite, mas agora eles estão vindo durante o dia todo, porque sabem que não serão punidos”, disse um morador que não iremos identificar.

Com multas que podem variar de R$ 89 a R$ 2 mil, a punição para o descarte de entulho em locais inapropriados em Salvador está prevista em lei conforme o Decreto Nº 25.595, que dispõe sobre a proibição de jogar lixo nos logradouros públicos.

Vale lembrar que para evitar essa infração, é possível descartar gratuitamente os resíduos em um local apropriado e disponibilizado pela prefeitura, o Eco Ponto Itaigara, localizado na Rua Wanderley de Pinho, acesso via ACM, atrás do Hiper Posto BR. No local, que funciona das 7h às 17h, é possível se desfazer de até 2m³ de entulho por dia e por pessoa. O total, segundo a Limpurb, equivale a 50 latas ou 20 carrinhos de mão ou 10 tonéis. No Eco Ponto é possível descartar entulho da construção civil; recicláveis, a exemplo de papel, papelão, metal e plástico; poda de árvore; e material inservível, que podem ser sofás, fogão, geladeira, computador, etc.

https://www.instagram.com/p/CCG1v1rAIbB/