Patrulhamento da Guarda Municipal ajuda a reduzir em 50% o número de ocorrências durante o Carnaval

4 de março de 2025 0 Por Boca do Rio Magazine Jornal Comunitário

O Carnaval de Salvador chega ao último dia com números positivos em relação à segurança do público. De acordo com dados da Guarda Civil Municipal (GCM), houve uma redução de 50% nas ocorrências registradas nos circuitos Osmar (Campo Grande), Dodô (Barra/Ondina) e Batatinha (Pelourinho) na comparação com os cinco primeiros dias da folia de 2024. 

O balanço apontou que foram registradas apenas 12 ocorrências, sendo seis no circuito Dodô (Barra-Ondina), cinco no Osmar (Campo Grande) e uma no circuito Batatinha (Pelourinho). Além disso, foram contabilizados 865 patrulhamentos e 427 abordagens. 

“Essa redução tem relação com o patrulhamento, mas também com o trabalho em conjunto que a Prefeitura vem fazendo para oferecer a estrutura que recebe o Carnaval, a maior festa do mundo. Então, quando todos estão fazendo a atividade com perfeição, a população curte a festa da melhor maneira. O patrulhamento preventivo é uma das ferramentas que mais associamos com a questão da segurança pública, por isso que relacionamos diretamente aos números. Mas o resultado é fruto do trabalho de todos”, avaliou o inspetor-geral da Guarda Civil Municipal, Marcelo Silva. 

Para este ano, a Prefeitura, por meio da Guarda Civil, instalou 100 câmeras de monitoramento, 37 pontos patrimoniais e 10 bases operacionais nos circuitos oficiais da folia. Além disso, alocou 955 guardas e 75 veículos na operação. 

“As imagens produzidas por meio das câmeras chegam à Central de Monitoramento, que distribui as informações coletadas para os agentes mais próximos. Isso permite a Guarda Civil realizar ações mais pontuais. É o primeiro ano que as câmeras estão sendo comungadas com a SSP, estado e município, tendo acesso de maneira mútua. Isso é o início de uma relação que deve ser ampliada ao longo dos anos”, explicou Marcelo sobre o compartilhamento das câmeras com a Secretaria de Segurança da Bahia (SSP/BA). 

A Guarda Civil Municipal tem como principais funções o patrulhamento preventivo, o monitoramento de circuitos, a segurança de autoridades, o apoio em barreiras de trânsito e a identificação de crianças, além de atuar conjuntamente com os observatórios de Violência Racial, LGBTQIAPN+ e Violência contra Mulheres e a Defensoria Pública e da Superintendência Regional do Trabalho, para coibir o trabalho infantil e demais formas de exploração. 

Identificação de crianças – Outro serviço prestado pelo órgão é a identificação do público infantil presente no Carnaval de Salvador. Até o momento, 8.803 crianças foram identificadas. A medida, que tradicionalmente ocorre nas festas populares da cidade, tem como objetivo oferecer maior segurança às crianças perdidas. 

Documentos – A GCM tem atuado, mais uma vez, na coleta e devolução de documentações e objetos perdidos durante o Carnaval de Salvador. Ao todo, o órgão recuperou, higienizou e coletou 82 documentos. 

Esses documentos estão disponíveis na base da GCM, instalada na Estação da Lapa, até as 19h desta terça-feira (4). Na quinta (6), os objetos recuperados ficarão à disposição na sede da instituição, na Avenida San Martin. O atendimento ocorrerá das 9h às 18h. 

O Boca do Rio Magazine realiza a Cobertura Exclusiva do Carnaval da Boca do Rio, com o apoio da Prefeitura de Salvador e os patrocinadores:

  • Nossa Rede Provedor de Internet
  • Rocket Escola de Inglês de Verdade
  • Pablito Assistech Assistência de Smartphones
  • Reino Import
  • Churrascaria Divina Gula
  • Atacadão Polpas
  • Tobias Barreto Confecções
  • La Marry Moda Feminina
  • Prepara Cursos Boca do Rio
  • Acarajé da LN
  • Mix Formaturas
  • Cabel Bomboniere
  • Ótica Olhares
  • Pizza do Gordinho