Pesquisa: 98% dos usuários aprovam atendimentos dos módulos de saúde no Carnaval de Salvador
3 de março de 2025Uma pesquisa realizada no Carnaval de Salvador 2025 apontou que 98% dos pacientes assistidos nos módulos de saúde instalados nos circuitos da folia avaliaram como bom e ótimo o atendimento prestado nas unidades; já as estruturas e insumos tiveram aprovação de 99%. Esse dado faz parte da pesquisa de satisfação realizada pela Ouvidoria em Saúde, da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), que ouviu cerca de 1.000 pessoas em quatro dias de folia.
O titular da SMS, Rodrigo Alves, comemora o resultado da avaliação. “São dados expressivos e muito positivos dessa megaoperação que fazemos no carnaval para garantir a melhor assistência ao folião, de forma humanizada, qualificada, ágil e segura. Esse reconhecimento nos deixa orgulhosos e reitero aqui um agradecimento especial às equipes que têm feito o carnaval com mais saúde de todos os tempos, com muita competência e dedicação. Observar na prática que as estratégias adotadas estão sendo praticadas da melhor forma possível nos orgulha e nos incentiva a melhorar a cada ano”, destacou.
Para este ano, 13 módulos assistenciais estão à disposição do público nos circuitos Dodô e Osmar, e carnavais de bairro funcionando 24 horas por dia. No total, 155 leitos e quase dois mil profissionais estão envolvidos na operação Saúde.
Balanço – Os atendimentos clínicos seguem na liderança das ocorrências registradas nos módulos de saúde dos circuitos oficiais do carnaval de Salvador, pelo quarto dia consecutivo. Do total de 2.948 pacientes acolhidos até este domingo (2), 2.353 foram de natureza clínica, ou seja, 80% dos pacientes apresentam esse perfil assistencial.
A SMS contabilizou, nos mesmos quatro dias de festa, 253 ortopédicos; 209 bucomaxilofacial; 85 de enfermagem e 48 cirúrgicos. Se comparado com o mesmo período da folia do ano passado, a redução mais expressiva aconteceu nos atendimentos cirúrgicos (-58%); de enfermagem (-21%) e clínicos (-10%).
Transferências – Em todo o carnaval, o percentual de transferências segue em 4%, ou seja, 96% dos pacientes tiveram suas demandas solucionadas nos próprios módulos de saúde dos circuitos da festa. 121 pacientes foram regulados para avaliação complementar em Upas e hospitais.
O Boca do Rio Magazine realizará sua Cobertura Exclusiva do Carnaval da Boca do Rio. Com o apoio da Prefeitura de Salvador e os patrocinadores:
- Nossa Rede Provedor de Internet
- Rocket Escola de Inglês de Verdade
- Pablito Assistech Assistência de Smartphones
- Reino Import
- Churrascaria Divina Gula
- Atacadão Polpas
- Tobias Barreto Confecções
- La Marry Moda Feminina
- Prepara Cursos Boca do Rio
- Acarajé da LN
- Mix Formaturas
- Cabel Bomboniere
- Ótica Olhares
Traremos conteúdos exclusivos, ao vivo e entrevistas dos bastidores, para um público de mais de 500 mil pessoas.