Prefeitura determina desapropriação de terrenos na orla e aumenta rumores sobre mudança no Carnaval

Prefeitura determina desapropriação de terrenos na orla e aumenta rumores sobre mudança no Carnaval

10 de junho de 2022 0 Por Rebeca Almeida

Trecho em questão vai da Praia dos Artistas até a avenida Prof. Pinto de Aguiar. Entenda rumores em torno da mudança do circuito Barra-Ondina.

Fonte: BNews / IBahia / Correio* / Redação | Foto: Reprodução

Prefeitura ordena desapropriação em região que poderá receber carnaval | A  TARDE

A Prefeitura de Salvador publicou na edição do Diário Oficial do Município (DOM), de quinta-feira (9), a desapropriação de áreas do canteiro central da orla da capital baiana, entre os bairros de Pituaçu e Patamares, e aumentou os rumores sobre a possível mudança do circuito de Carnaval para a região. [saiba mais no final da reportagem].

De acordo com o DOM, a medida assinada pelo prefeito Bruno Reis engloba 22 áreas de terrenos, que somadas dão um total de 74.580,80m². Ainda segundo o documento, as áreas em questão serão destinadas para a execução de obras de requalificação da Orla de Pituaçu.

O trecho em questão é o mesmo cogitado para receber o circuito Dodô, até então realizado na Barra-Ondina, a partir do Carnaval de 2023.

Segundo o prefeito Bruno Reis, que já confirmou a possibilidade da mudança, o Município, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento e Urbanismo (SEDUR) e da Fundação Mário Leal Ferreira (FMLF), fará uma requalificação da Orla de Pituaçu (Praia dos Artistas até a Avenida Professor Pinto de Aguiar).

A proposta do Conselho Municipal do Carnaval (Comcar), segundo Isaac Edington, presidente da Empresa Salvador Turismo (Saltur), responsável pela gestão da folia soteropolitana, é de que o novo percurso dos trios tenha início nas imediações do Centro de Convenções, na Boca do Rio, e siga pela Avenida Octávio Mangabeira até o retorno que dá acesso à Avenida Pinto de Aguiar, o que compreende um trajeto de quase cinco quilômetros.

Publicidade

Entenda os rumores
Na terça-feira (7), o prefeito Bruno Reis esteve na Boca do Rio, onde assinou termo de ordem de serviço para requalificação da Estrada do Curralinho. Na ocasião, o gestor citou outras obras no bairro, incluindo requalificação de trecho da orla e reforma de quadras.

Em seguida, Bruno Reis também anunciou que a prefeitura vai realizar uma grande intervenção viária, que inicia na Boca do Rio, passa por Pituaçu e vai até Piatã. Com isso, a possibilidade de mudança do Carnaval para a orla da Boca do Rio veio à tona, novamente, e gerou uma série de discussões entre empresários e entidades que já se mostraram favoráveis à proposta.

Na quarta-feira (8), o Conselho do Carnaval apresentou um projeto para viabilizar a mudança. Diante desta novidade, o tema continuou em alta nas redes sociais.

O Boca do Rio Magazine fez uma enquete entre os internautas e o resultado demonstrou e a grande maioria dos moradores do bairro é contra a mudança: 68% respondeu que não apoia a mudança ‘de jeito nenhum’, enquanto que 32% responderam que aprovam.

Já na manhã desta sexta-feira (10), o debate voltou à tona quando Bruno Reis fez a primeira declaração direta sobre o assunto, dizendo que ‘a mudança no circuito do Carnaval é possibilidade concreta e real’. Ele detalhou que há uma discussão em curso sobre a transferência das atrações para outra área da orla da capital, no entanto, a prefeitura só irá analisar quando receber o projeto.

Publicidade

Diante disto, alguns artistas começaram a se manifestar publicamente sobre a polêmica. Para os cantores Márcio Vitor, comandante do Psirico, Tony Salles, do Parangolé, Lincoln, O Poeta e O Kanalha, toda mudança é bem-vinda.

Até o momento o Governo do Estado não se manifestou sobre o assunto. Rui Costa foi questionado diretamente sobre o tema durante uma coletiva de imprensa e declarou: “Quem organiza o Carnaval de Salvador é a prefeitura e eu não considero apropriado dar opinião sobre a organização do Carnaval que eu nem estarei mais no governo”.

Covid-19: Uso de máscara é parte...