Prefeitura não descarta novas medidas em bairros que já passaram por restrições

Prefeitura não descarta novas medidas em bairros que já passaram por restrições

15 de junho de 2020 0 Por Marcelo Garcia

Boca do Rio está no radar da prefeitura, além de Pituba, Centro e Brotas

Fonte: Redação | Foto: BDRM

Os bairros de Salvador que já passaram por restrições e medidas mais rígidas no combate ao novo coronavírus, podem sofrer novos fechamentos. O motivo é o aumento no número de casos e o descumprimento nas orientações de distanciamento e funcionamento do comércio local.

O prefeito de Salvador, ACM Neto, disse em entrevista ao Bahia Meio Dia desta segunda (15) que a prefeitura vem estudando a possibilidade de retornar as medidas restritivas nos bairros que já tiveram. Segundo ele, nesta terça (16), em pronunciamento que será feito na internet, ele divulgará o bairro que voltará a ter medidas restritivas novamente, pois, segundo estudo que estão sendo feitos, há a baixa adesão ao isolamento social.

Em live na última sexta (12), ele usou como exemplo a Avenida Joana Angélica, no bairro de Nazaré, no centro da capital. O local já passou por medidas de restrições, mas nos últimos dias chamou a atenção pela aglomeração formada pelo comércio informal. De acordo com a ACM Neto, as medidas de restrições podem ser inseridas de maneira diferente de acordo com a análise feita em cada bairro.

“Dei o exemplo da Avenida Joana Angélica. Não podemos permitir o descontrole de feirantes e ambulantes. Recebi muitas fotos e vídeos de aglomerações. Entramos em contato e espero que eles se organizem mais, como a gente viu acontecer na Lima e Silva e na Feira do Japão, na Liberdade, sob pena de a prefeitura novamente determinar o fechamento”, explicou ACM Neto.

“Mas aí vamos refinar o fechamento. Em alguns bairros posso determinar o fechamento do comercio informal e permitir o formal, ou vice versa. Daí a importância de cada um fazer a sua parte”, continuou ele.

Outros dois casos de bairros que podem passar por novas restrições são Brotas e a Pituba. Mesmo após ter o fechamento do comércio determinado, as duas regiões vêm apresentado crescimento no número de casos da doença.

Brotas, por exemplo, viu o total de casos pular de 373 para 509 em uma semana e é o bairro com o maior número de infectados pela Covid-19 em Salvador.

Nesta segunda (15), os decretos sobre os fechamentos de comércios, escolas e serviços não essenciais, e outras restrições foram prorrogados por mais 15 dias. Seguem suspensas as atividades em academias, cinemas, teatros, casas de espetáculos e parques infantis privados, além de atividades em escolas públicas e privadas.