Professores da rede municipal decretam fim da greve em Salvador e aulas retornam nesta quarta (01)

Professores da rede municipal decretam fim da greve em Salvador e aulas retornam nesta quarta (01)

31 de maio de 2022 0 Por Marcelo Garcia

Categoria aceitou correção salarial de 6% proposta pela prefeitura, além da garantia de mudança de nível para profissionais com processo em andamento. Aulas serão retomadas na quarta-feira (1º).

Fonte: G1 Bahia | Foto: APLB Sindicato

Professores municipais encerram greve após acordo com prefeitura - Metro 1

Os professores da rede municipal de Salvador decidiram finalizar a greve iniciada há quase duas semanas, após aceitarem aumento salarial proposto pela prefeitura. A decisão foi tomada em assembleia realizada na manhã desta terça-feira (31), na sede do Ginásio de Esportes dos Bancários e as aulas serão retomadas na quarta (1º).

Os trabalhadores pediam aumento de 33,24%, além de correções no auxílio-alimentação, avanço de níveis no plano de carreira, alteração na jornada de trabalho e convocação de novos professores concursados.

Publicidade

Foi concedido um reajuste de 11,37%, sendo um linear de 6% e mais duas progressões, a serem concedidas em junho e em agosto. Além disso, a categoria acatou um aumento de 10% no auxílio alimentação – que é válida para todos servidores municipais – e a garantia da mudança de nível para todos os professores que estão com processos em andamento.

Dentre as pautas exigidas pelos trabalhadores, houve também acordo para a redução da jornada de trabalho para professores e coordenadores pedagógicos, além da retirada das faltas durante o período da greve.

“Saímos dessa greve de cabeça erguida, de forma honrosa e provamos  que a greve não é o único instrumento de luta do trabalhador, pois continuaremos mobilizados, unidos, juntos contra o governo que retira os nossos direitos e não oferece educação de qualidade para o nosso povo! Viva a luta dos trabalhadores e trabalhadoras em Educação!”, destacou a diretora Elza Melo. 

Publicidade

Na sexta-feira (27), a Justiça havia determinado que a categoria encerrasse a greve e os professores retornassem imediatamente aos trabalhos. No entanto, a paralisação foi mantida e houve uma assembleia no mesmo dia, para definir os rumos da mobilização.

De acordo com a prefeitura, a decisão da Justiça avaliou que a greve era abusiva e tinha indícios de ilegalidade, por não informar, por exemplo, o percentual de adesão ao movimento.

Covid-19: Uso de máscara é parte...