
Museu virtual reúne fatos e personalidades importantes da Boca do Rio
19 de julho de 2022O blog ‘Nossa Boca do Rio’, criado pelo escritor Luar Méndez, é um verdadeiro museu virtual sobre a comunidade; conheça.
Fonte: Redação | Fotos: Reprodução
Apesar do aspecto antigo, o conteúdo do blog ‘Nossa Boca do Rio’ é um verdadeiro museu virtual. Rico em informações históricas e culturais sobre o bairro. Por conta disso, o BDRM entrou em contato com o criador do site, o escritor Luar Méndez , que falou mais sobre a iniciativa, iniciada em 2011.
Nascido no Rio de Janeiro, Méndez é poeta, escritor e compositor. Ele conta que, apesar de ter nascido em outro estado, aos dois anos mudou-se com a família para Salvador, e cresceu no bairro da Boca do Rio.

Já a ideia de criar o ‘Nossa Boca do Rio‘ surgiu quando percebeu que, apesar de possuir uma história muito rica culturalmente, essa riqueza parecia sempre ser facilmente esquecida.
“Achava triste um lugar tão histórico ser e estar tão mal falado e entregue a violência e ao descuido”, explica.
Mais detalhes

O site ‘Nossa Boca do Rio’ surgiu a partir da iniciativa de Méndez, que fazia parte do grupo Boca do Rio Cultural. Naquela ocasião, o grupo realizou ações no bairro, mobilizou a comunidade em eventos culturais e se posicionou diante de intervenções estatais que afetariam a dinâmica local.
Uma das sessões mais ricas do acervo é o que reúne personalidades da cena cultural do bairro. Pessoas como Mestre Boca do Rio, capoeirista, Anselmo Serrat, ‘guardião’ do circo Picolino e o escritor Douglas Almeida são algumas dos citados no levantamento. Vale a pena dar uma ‘passeada’ pelo blog.
