Rui Costa afirma que todos os alunos da rede estadual vão receber o “Vale Alimentação”

Rui Costa afirma que todos os alunos da rede estadual vão receber o “Vale Alimentação”

15 de abril de 2020 0 Por Marcelo Garcia

Todos os alunos da rede estadual vão receber o auxílio, inclusive estudantes de escolas técnicas

Fonte: Redação | Foto: Google

Rui Costa, Governador da Bahia

A Assembleia Legislativa se reuniu extraordinariamente, de forma virtual, nesta terça (14), e aprovou um Projeto de Lei para garantir que os estudantes da rede estadual de ensino recebam um vale alimentação. Todos os alunos da rede estadual vão receber o auxílio, mesmo aqueles que já integram programas governamentais. Estudantes de escolas técnicas também têm direito ao vale refeição.

Através do projeto Vale Alimentação Estudantil, os alunos receberão auxílio em dinheiro para compensar a suspensão da merenda escolar enquanto durar a quarentena. O custo estimado para os cofres públicos é de R$44 milhões e a expectativa é que cada aluno receba em torno de R$ 50,00.

“Essa é uma medida para garantir que esses jovens possam reforçar a alimentação em suas famílias neste momento de pandemia do novo coronavírus. Estamos em diálogo com os bancos para verificar o formato mais rápido de fazer esse dinheiro chegar na mão de cada família”, destaca Rui Costa.

O projeto autoriza o governo a contratar a Caixa Econômica Federal (CEF) e o Banco do Brasil (BB) como agentes financeiros para operacionalização do projeto. As despesas do Vale Alimentação Estudantil correrão por conta do Fundo Estadual Erradicação da Pobreza (Funcep).

Para receber o auxílio, os estudantes devem ter cadastrado o CPF no ato da matrícula. Quem informou o documento do responsável também já está apto para receber. Os alunos que não informaram o número do documento devem entrar em contato com a escola para regularizar a situação.

Ao todo, cerca de 800 mil estudantes vão receber o auxílio. Destes, apenas 579 mil cadastraram o CPF ao realizarem a matrícula. “Todos os alunos terão acesso ao auxílio, quem não colocou o CPF na matrícula precisa ligar para a escola para informar o nome e o número do documento”, afirmou o governador.

Rui também explicou que as escolas estão funcionando desde a última segunda-feira (13) para atender os telefonemas. As unidades de ensino também ligam para os estudantes que informaram um telefone de contato e precisam completar o cadastro.