Se oriente: saiba como consultar seu lugar de votação para a eleição

4 de outubro de 2018 0 Por Eric Pereira
Consulta pode ser feita pela internet ou celular | Crédito da foto: Correio

Normalmente só vamos ao nosso local de votação de dois em dois anos quando acontecem as eleições. Por isso, é fundamental que os eleitores consultem, antes do dia 7 de outubro, qual será o local de votação. Afinal, pode ter acontecido alguma mudança na seção eleitoral.
Na Bahia, 10.393.170 eleitores, divididos em 31 mil seções eleitorais, estão aptos a votar nos 417 municípios. A orientação é do próprio Tribunal Regional Eleitoral da Bahia (TRE-BA). A consulta é simples e pode ser feita pela internet e evita deslocamentos desnecessários, atrasos ou, até mesmo, que o eleitor deixe de votar por não conseguir chegar a tempo ao local determinado.
Para saber o local de votação, o eleitor poderá acessar o site do TRE-BA. Para pesquisar, basta preencher um pequeno formulário com informações simples, como nome completo, data de nascimento e nome da mãe.
Outra opção é por meio do aplicativo E-título, que também oferece opção de consulta ao local de votação. A versão digital do título está disponível para iPhone (iOS), smartphones (Android) e tablets.
A orientação da Justiça Eleitoral para que o eleitor busque, previamente, se informar sobre seu local de votação busca garantir uma maior tranquilidade no dia do pleito, uma vez que – em toda a Bahia – foram promovidos rezoneamentos recentes, sendo um 2016 e outro em 2017. O rezoneamento pode alterar tanto os locais de votação quanto os números de zona e seção eleitoral do eleitor.
O recadastramento biométrico, concluída em mais de 50 municípios do estado em janeiro deste ano, também pode ter contribuído para a alteração do local de votação do eleitor, uma vez que – com a revisão – foi necessário apresentar comprovante de endereço que, sendo diferente daquele anteriormente registrado no sistema, provoca a alteração de Zona Eleitoral e, consequentemente, de local de votação.
O TRE baiano lembra ainda que outros diversos motivos podem provocar a alteração do local de votação, a exemplo de fechamento das escolas, reforma ou impossibilidade – por qualquer razão – de abrigar as seções eleitorais.
.