Tire suas dúvidas sobre o CRAS Boca do Rio

Tire suas dúvidas sobre o CRAS Boca do Rio

25 de março de 2021 1 Por Marcelo Garcia

Unidade já tem mas de 5 anos no bairro e ainda é desconhecida por grande parte dos moradores.

Fonte: Redação Boca do Rio Magazine | Foto: Dominiqui Santos (Boca do Rio Magazine)

Foto: Dominiqui Santos (Boca do Rio Magazine)

Atendendo a pedidos, a equipe do Boca do Rio Magazine visitou, nesta quarta (24), a sede do CRAS Boca do Rio.

A unidade, que está instalada a 05 anos na Rua Clemente Mariani, nº 101, está funcionando, porém com restrições, devido à pandemia do novo coronavírus.

O CRAS, Centro de Referência da Assistência Social, é uma unidade pública que atende pessoas e famílias em seu contexto comunitário visando a orientação e fortalecimento do convívio sócio-familiar.

Atende famílias que, em decorrência da pobreza, estão vulneráveis, privadas de renda e do acesso a serviços públicos, com vínculos afetivos frágeis, discriminadas por questões de gênero, idade, etnia, deficiência entre outras.

Nossa equipe conversou com Samira Mamede, coordenadora da unidade, e Lydia de Sá, assistente social e esclareceu as dúvidas mais enviadas por seguidores das nossas redes sociais.

Primeiro a gente gostaria de esclarecer uma dúvida que é muito constante na nossa comunidade. O CRAS não tem nada a ver com o SIMM, né isso?
Exatamente. O SIMM é o Serviço de Intermediação de Mão de Obra e fica anexo ao Colégio IMEJA. Muita gente confunde mesmo, mas são serviços completamente diferentes.

E o que é o CRAS?
É um serviço que visa atender e acompanhar famílias, na grande maioria, em situação de vulnerabilidade, encaminhando para vários serviços, muitos deles, gratuitos.

Qual público pode atendido ser atendido pelo CRAS?
Nós atendemos toda a família e seus membros, como grávidas, por exemplo. Além disso, pessoas que estejam em situação de vulnerabilidade social, como beneficiários do Bolsa Família, pessoas em situação de pobreza e extrema pobreza, sem renda, com acesso precário (ou sem acesso) aos serviços públicos, ou com fragilização de vínculos afetivos (discriminação etária, étnicas, de gênero ou por deficiência).

Essa unidade atende os moradores de quais regiões?
Nós atendemos moradores da Boca do Rio, Patamares, Costa Azul, Pituaçu, Jardim Armação, STIEP.

Com a pandemia, como está o funcionamento de vocês?
Nosso atendimento segue de segunda à quinta, das 9h às 15h, porém apenas sob agendamento. Então, as pessoas que precisem dos serviços do CRAS precisam entrar em contato com a gente e agendar seu atendimento.

E quais os contatos de vocês?
Quem precisar agendar, basta ligar ou mandar uma mensagem pro nosso Whatsapp no número (71) 3462-4496 (clique aqui para abrir seu Whatsapp).

E a pergunta que mais recebemos foi sobre o Bolsa Família, o Cadastro Único (CadÚnico) e o ID Jovem. Esses serviços são resolvidos aqui no CRAS?
Não. Nesses casos, o ideal é ligar para (71) 3202-2347 ou (71) 9.8791-6991.

Como vocês podem ver, os serviços do CRAS são muito variados. Portanto, o ideal é que você entre em contato com o Whatsapp (71) 3462-4496 (clique aqui para abrir seu Whatsapp) deles para obter mais informações e fazer o seu agendamento. Devido à pandemia e ao grande fluxo na demanda de atendimento, os agendamentos já estão sendo feitos para abril.