Tudo que você precisa saber sobre o isolamento mais duro nos bairros

Tudo que você precisa saber sobre o isolamento mais duro nos bairros

11 de maio de 2020 0 Por Marcelo Garcia

CORREIO preparou tira-dúvidas com perguntas e respostas. Saiba ainda as ruas com restrições de acesso na Boca do Rio e no Centro

Fonte: Correio 24h | Foto: Correio 24h

Tudo que você precisa saber sobre o isolamento mais duro nos ...
Rua Hélio Machado, Boca do Rio | Foto: Correio 24h

Os bairros da Boca do Rio, Centro e Plataforma passarão por regimes de isolamento social mais duros a partir de hoje (11). Para conter o avanço dos casos de coronavírus nestas áreas, a Prefeitura de Salvador determinou a adoção de restrições de acesso nestes locais, principalmente de veículos. Também hoje, o prefeito ACM Neto anunciará uma quarta região da capital que será incluída nos bloqueios. O CORREIO preparou um guia para sanar dúvidas de moradores, frequentadores e trabalhadores dos locais já divulgados.

A operação nas três regiões contará com equipes da Guarda Civil Municipal, Transalvador, Polícia Militar, Limpurb, Secretaria Municipal da Ordem Pública (Semop), Secretaria Municipal de Desenvolvimento e Urbanismo (Sedur) e Secretaria Municipal de Promoção Social e Combate à Pobreza (Sempre).

De acordo com a Transalvador, as barreiras fixas de interdição de ruas já começaram a ser instaladas no Centro e Boca do Rio durante este fim de semana. O bairro de Plataforma não sofrerá interdições no trânsito. A superintendência também ampliou a sinalização de proibição de estacionamento em vias dos dois bairros.

Já a Limpurb aproveitou para iniciar a desinfecção de pontos de ônibus e empreendimentos. Nesta segunda, a Sedur começará a fiscalizar o fechamento completo do comércio e a solicitação de retirada de vendedores ambulantes. O prefeito ACM Neto chegou a anunciar que as interdições valeriam a partir de sábado (9), mas a operação foi adiada devido às fortes chuvas.

Antes do comércio formal e informal encerrar em função das novas medidas restritivas, moradores dessas regiões correram às compras, motivados pelo Dia das Mães.

Numa breve passeada pela Boca do Rio neste domingo (10), podia-se notar grande movimentação de pessoas e lojas abertas, incluindo mercado ambulante. Boa parte do pessoal estava com máscaras, mas também teve quem não estivesse usando a peça de proteção. O mesmo foi visto em Plataforma, onde os donos de barracas de frutas adiantaram promoções dos produtos. Já na Av. Joana Angélica, que abrange o Centro e Nazaré, estava tudo mais calmo, quase ninguém na rua e o comércio fechado.

A dona de casa Sandra Conceição, 58, que vive na Boca do Rio, reconheceu a importância das ações de contenção ao vírus, mas achou ruim o fechamento das lojas nos próximos sete dias. “O bloqueio é ruim, ainda mais para quem precisa fazer as compras do Dia das Mães. Fiquei triste ao saber disso porque as pessoas querem sair de casa. Às vezes, temos que resolver as coisas na rua”, disse. 

O comércio, de fato, terá que baixar as portas, mas pelo menos por enquanto Sandra terá liberdade para sair de casa sem impedimentos, já que as ações da prefeitura não configuram lockdown — ação mais extrema que impõe isolamento total e compulsório. A estratégia da prefeitura de Salvador, por enquanto, é reduzir a circulação de veículos e pessoas nas regiões selecionadas, mas os moradores ainda poderão sair de casa a qualquer hora. O ideal, porém, é se manter em casa e, se sair, que tomem cuidados como colocar máscara de proteção.

GUIA SOBRE AS RESTRIÇÕES:

Quanto tempo essas restrições vão durar?

As medidas valem a partir de segunda-feira (11) e, a princípio, vão vigorar por sete dias, com probabilidade de prorrogação e extensão para outras áreas da cidade com registro de aglomerações e alta de casos de Covid-19.

Como será o acesso a transporte nessas áreas?

A prefeitura garante que o transporte público permanecerá inalterado, com acesso total a ônibus e metrô. No entanto, serão feitas interdições em vias (ver lista ao fim da matéria), onde todos os veículos serão abordados e quem não reside na área não poderá ter acesso durante o horário estipulado. Somente moradores terão liberdade de circular a qualquer hora do dia.

Como será feita a operação da prefeitura?

A ação estará a cargo de equipes de diversos órgãos, responsáveis por interdição de ruas, blitz com testes de Covid-19, medição de temperatura e distribuição massiva de máscaras. As ruas com regras mais duras passarão por serviço de limpeza e desinfecção, com orientações também aos moradores sobre combate ao mosquito aedes egypt, transmissor da dengue, zika e chikungunya. Haverá distribuição de cestas básicas para ambulantes e feirantes, mesmo que já tenham recebido o auxílio emergencial do governo federal e benefícios municipais e estaduais.

Tenho que andar com o comprovante de residência?

É importante, mas não obrigatório. Para poder entrar no bairro com veículos, é necessário apresentar o comprovante de residência ou de trabalho, para atestar que você é habitante ou está empregado na região. Somente moradores terão liberdade de circular nesses locais a qualquer hora do dia.

Se eu sair de casa, posso ir para outro bairro?

Sim. Quem chegar ou sair através de transporte público e a pé entrará nos bairros sem impedimento. Serão abordados apenas veículos. Se a pessoa a bordo do carro trabalha na área terá que apresentar documento oficial, como carteira de trabalho, crachá, contracheque ou declaração escrita pelo responsável do local de trabalho.

Moro em uma rua que foi interditada. Posso circular normalmente pela via?

Sim, desde que você caminhe. A circulação de pedestre não está proibida. Se for sair de carro, tenha sempre em mãos comprovante de endereço.

As barreiras e restrições vão funcionar 24 horas por dia?

Não. As áreas só estarão sob restrição das 7h às 19h.

Posso chegar lá usando transporte por aplicativo ou táxi? 

Não. A entrada de táxis e carros de aplicativo não será liberada. Os usuários desses serviços deverão descer do veículo o mais próximo do seu destino.

VEJA QUAIS RUAS ESTARÃO COM BLOQUEIOS

Boca do Rio

  1. Rua Hélio Machado/*Rua Abelardo Andrade de Carvalho
  2. Rua Desembargador Lineu Lapa Barreto/Rua Novo Paraíso
  3. Rua Bernadete Dias (da Igreja Universal)
  4. Rua Lavínia Magalhães (da Loja Muito Mais)
  5. Rua Eduardo Campos (da Clínica Vamos Sorrir)
  6. Rua Professor Reginaldo Leon (d’A Papelaria)
  7. Rua da Tranquilidade (da Drogasil)
  8. Rua da Maçonaria (da Drogasil)

Centro: Trecho de intersecção entre Av. Joana Angélica e Av. Sete de Setembro

  1. Avenida Sete de Setembro x Horácio César
  2. Rua Direita da Piedade X Rua Politeama de Cima
  3. Rua Direita da Piedade X Praça da Piedade, em frente a antiga SSP
  4. Rua Direita da Piedade X Praça da Piedade, em frente a antiga SSP
  5. Rua Professor Américo Simas X Avenida Joana Angélica
  6. Rua da Mouraria X Avenida Joana Angélica
  7. Rua da Mangueira X Avenida Joana Angélica
  8. Rua Horácio César X  Av. Sete de Setembro (do Sebrae)
  9. Rua Clóvis Spínola X Avenida Sete de Setembro (da CEF)
  10. Rua Clóvis Spínola X Rua Direita da Piedade (retorno do Orixás Center/Rua Direita da Piedade)
  11. Rua Pedro Autran X Rua Carlos Gomes
  12. Praça da Piedade/Rua Portão da Piedade (do Instituto Histórico e Geográfico)
  13. Rua do Paraíso/ Av. Sete de Setembro
  14. Largo São Bento/Av. Sete de Setembro

Plataforma: Largo do Luso
Não haverá interdição de trânsito, apenas fechamento completo do comércio formal e informal.