Veja como recuperar documentos e outros itens perdidos durante o Carnaval de Salvador 2025
28 de fevereiro de 2025Documento, cartão de crédito, passagem, chave do carro, celular, relógio. Essa lista de itens foi catalogada e disponibilizada para resgate pela Guarda Civil Municipal (GCM) após o Festival Virada Salvador 2025, realizado em dezembro passado. Com o intuito de continuar auxiliando o público, a Guarda Civil Municipal (GCM) montou, mais uma vez, uma estrutura para coletar e devolver objetos perdidos durante os seis dias oficiais da maior festa popular do planeta: o Carnaval de Salvador.
O coordenador de Ações de Prevenção à Violência da GCM, James Azevedo, destacou a importância de levar apenas o essencial para os circuitos da festa. “Recomendamos portar apenas o necessário, como documento, cartão de crédito e, caso deseje, uma quantia em dinheiro. Por exemplo, se for dirigir, leve apenas a CNH. Isso reduz as chances de perdas ou danos a documentos importantes”, alertou.
Azevedo também orientou sobre o que fazer ao encontrar um documento de outro folião nos circuitos do Carnaval de Salvador e explicou as medidas adotadas pelo órgão após a coleta. “Qualquer pessoa que encontrar um documento perdido pode entregá-lo a uma patrulha da Guarda Civil Municipal. Após a recuperação, o item será recepcionado, higienizado e catalogado na base da Estação da Lapa. A relação atualizada dos objetos encontrados será disponibilizada diariamente no site da GCM”, explicou.
Para retirar um documento perdido, é necessário apresentar um documento oficial com foto e um boletim de ocorrência, além de informar o nome completo e a data de nascimento.
Pós-Carnaval – No primeiro dia útil após o Carnaval, os documentos ficarão disponíveis na sede da GCM, localizada na Avenida San Martin. O atendimento para retirada ocorrerá das 9h às 18h. Caso o documento não seja resgatado em até 30 dias, ele será encaminhado ao órgão emissor.
Segurança – Além de auxiliar na devolução de pertences, a Guarda Civil Municipal atua na segurança dos circuitos e palcos espalhados pela cidade, prevenindo furtos, roubos e atos de violência.
Azevedo reforçou que foliões que presenciarem crimes ou qualquer situação de ilegalidade devem acionar imediatamente a GCM para que a segurança no local seja reforçada. “Isso é essencial, pois nos ajuda a mapear as ocorrências criminais no circuito, permitindo fortalecer a segurança na região indicada”, concluiu.
O Boca do Rio Magazine realizará sua Cobertura Exclusiva do Carnaval da Boca do Rio. Com o apoio da Prefeitura de Salvador e os patrocinadores:
- Nossa Rede Provedor de Internet
- Rocket Escola de Inglês de Verdade
- Pablito Assistech Assistência de Smartphones
- Reino Import
- Churrascaria Divina Gula
- Atacadão Polpas
- Tobias Barreto Confecções
- La Marry Moda Feminina
- Prepara Cursos Boca do Rio
- Acarajé da LN
- Mix Formaturas
- Cabel Bomboniere
- Ótica Olhares
Traremos conteúdos exclusivos, ao vivo e entrevistas dos bastidores, para um público de mais de 500 mil pessoas.