Aulas da rede municipal de ensino começam nesta quarta-feira (5)
5 de fevereiro de 2025Segundo a gestão municipal, as escolas da rede já estão preparadas para receber os estudantes
Fonte: Redação (Boca do Rio Magazine) / Fotos: Bruno Concha (Secom/PMS)

O ano letivo da rede municipal de Salvador começa nesta quarta-feira (5), com 131.799 alunos matriculados em 415 escolas. Para garantir um início alinhado e qualificado, a Prefeitura promoveu a Jornada Pedagógica, reunindo professores e gestores para discutir práticas educacionais, com foco em inclusão e alfabetização.
Durante o evento de encerramento, o prefeito Bruno Reis reafirmou o compromisso com a educação. “Nosso desafio é colocar Salvador no top 5 da educação no Brasil, e não vamos medir esforços para isso. Em 2023, investimos R$2,7 bilhões, e neste ano vamos ampliar ainda mais esses recursos”, declarou.
A edição deste ano da Jornada Pedagógica teve como tema “Direito à Aprendizagem: Construindo Caminhos para Alfabetizar na Perspectiva de uma Educação Inclusiva e Antirracista”. Palestras e apresentações culturais reforçaram a importância da diversidade no ensino e da valorização da identidade dos alunos.

O secretário municipal de Educação, Thiago Dantas, destacou a necessidade de fortalecer práticas pedagógicas que promovam equidade e justiça social. “A educação inclusiva e antirracista deve estar presente em todos os segmentos do ensino, e é isso que queremos reforçar neste início de ano letivo”, afirmou.
Segundo a prefeitura, as escolas da rede já estão preparadas para receber os estudantes, com a meta de melhorar ainda mais os índices de aprendizagem e garantir um ensino de qualidade para toda a comunidade escolar.
Ano letivo – Nesta quarta-feira (5), tem início o ano letivo em toda a rede pública municipal. Ao todo, foram matriculados 131.799 alunos nas 415 escolas da rede, abrangendo creche, pré-escola, ensino fundamental I e II e a Educação de Jovens e Adultos I e II.




