Salvamar reforça segurança de banhistas no Circuito Dodô com 213 agentes e sete postos de monitoramento
2 de março de 2025Com intuito de prevenir casos de afogamento e outros incidentes no Circuito Dodô, a Prefeitura, por meio da Coordenadoria de Salvamento Aquático (Salvamar), reforçou o número de salva-vidas e postos entre o Porto da Barra e a entrada da Avenida Milton Santos, em Ondina. Ao todo, foram alocados 213 agentes e instaladas sete estruturas de monitoramento no trecho.
A megaoperação é parte de um esforço contínuo da Salvamar para prevenir e reduzir o número de afogamentos ao longo da orla da cidade. Segundo dados coletados pelo órgão, o número de ocorrências registradas nos primeiros meses de 2025 apresentou uma redução de 65% em comparação ao mesmo período de 2024.
Enquanto em 2024 foram contabilizados 155 casos, neste ano esse número caiu para 54. Além disso, o total de mortes entre 1º de janeiro e 28 de fevereiro também teve uma diminuição significativa, passando de oito para apenas uma, o que representa uma redução de 87,5%.
O coordenador da Salvamar, Kailanni Dantas, ressaltou que a operação será ininterrupta e alertou os banhistas sobre os principais cuidados que devem ter durante os sete dias de folia.
“A Salvamar está operando com serviço contínuo, sem interrupções, garantindo a segurança dos banhistas durante todo o Carnaval. Reforçamos o efetivo, ampliamos a vigilância na orla e intensificamos as orientações preventivas. Nossos salva-vidas estão atentos e preparados para agir rapidamente em qualquer situação. Pedimos que todos respeitem as sinalizações e sigam as recomendações da equipe. Com prevenção e responsabilidade, teremos um Carnaval mais seguro para todos”.
Além do Circuito Barra/Ondina, a Salvamar reforçou a segurança nas praias entre o Jardim de Alah e Ipitanga, disponibilizando 30 pontos de monitoramento e uma base náutica com apoio de jet-ski. Essa medida visa garantir a segurança de banhistas, turistas e soteropolitanos que desfrutam das praias da cidade, especialmente durante os carnavais da Boca do Rio, Piatã (Palco do Rock) e Itapuã.
Os banhistas que identificarem algum caso de emergência poderão acionar os profissionais diretamente nas praias ou entrar em contato pelo telefone (71) 3202-4970. Para casos registrados no trecho do Jardim de Alah a Ipitanga, o contato deverá ser realizado por meio do Grupamento Marítimo (Gmar), do Corpo de Bombeiros, pelo número 193.
Sinalizações – Instaladas em toda a orla de Salvador, as bandeiras de sinalização seguem as normas estabelecidas pela Sociedade Brasileira de Salvamento Aquático (Sobrasa). A bandeira verde indica baixo risco, sendo considerados locais apropriados para banho.
A sinalização amarela, por sua vez, indica médio risco, enquanto a vermelha alerta para o alto risco de afogamento. Pouco conhecida, a bandeira roxa também pode ser vista nas praias locais. A sinalização aponta à presença de caravelas e pinaúnas, animais marinhos que podem causar acidentes.
O Boca do Rio Magazine realizará sua Cobertura Exclusiva do Carnaval da Boca do Rio. Com o apoio da Prefeitura de Salvador e os patrocinadores:
- Nossa Rede Provedor de Internet
- Rocket Escola de Inglês de Verdade
- Pablito Assistech Assistência de Smartphones
- Reino Import
- Churrascaria Divina Gula
- Atacadão Polpas
- Tobias Barreto Confecções
- La Marry Moda Feminina
- Prepara Cursos Boca do Rio
- Acarajé da LN
- Mix Formaturas
- Cabel Bomboniere
- Ótica Olhares
Traremos conteúdos exclusivos, ao vivo e entrevistas dos bastidores, para um público de mais de 500 mil pessoas.


