Lançamento do Mapeamento de Perfis de Bairros 2025 acontece nesta quarta (20)

Lançamento do Mapeamento de Perfis de Bairros 2025 acontece nesta quarta (20)

19 de agosto de 2025 Off Por Marcelo Garcia

Evento idealizado pela agência Comunicativa acontece na UNIFACS, em parceria com a Embasa, Secti, Agência Criativa Conteúdo e a Rede MIDICOM

Fonte: Redação (Boca do Rio Magazine) / Foto: Marcelo Garcia (Boca do Rio Magazine)

Hoje, 20 de agosto, acontece em Salvador o lançamento da terceira edição do Mapeamento de Perfis de Bairros, em um evento especial no auditório da Universidade Salvador (UNIFACS), Campus Tancredo Neves, a partir das 14h. O projeto já se consolida como uma importante ferramenta de valorização da mídia comunitária e apresenta um e-book com dados estratégicos sobre mais de 35 canais que atuam nas redes sociais, cobrindo o cotidiano, os desafios e as conquistas das comunidades soteropolitanas.

O mapeamento é idealizado pela agência Comunicativa e tem como objetivo reconhecer e dar visibilidade a veículos que narram Salvador a partir do chão dos bairros, ampliando o acesso à informação, promovendo cidadania e fortalecendo o ecossistema da comunicação local. A iniciativa conta com apresentação da Embasa, apoio da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti), da Agência Criativa Conteúdo e da Rede MIDICOM — presidida por Marcelo Garcia, que também é fundador do Boca do Rio Magazine, um dos perfis de bairro mais atuantes e reconhecidos da capital baiana.

Para Marcelo, este é um momento de afirmação: “O Mapeamento de Perfis de Bairros é mais do que um reconhecimento, é uma afirmação do nosso valor e da nossa força coletiva. A Rede MIDICOM alcança diariamente milhares de pessoas com credibilidade e compromisso com a comunidade. Temos um engajamento real, uma conexão verdadeira com o público, e isso precisa ser compreendido pelo mercado como uma via estratégica para grandes marcas e empresas que desejam falar diretamente com quem está na ponta, o seu público-alvo — e nós fazemos isso diariamente de forma efetiva. O jornalismo comunitário é ponte, é potência e precisa ser tratado como um ativo importante dentro do ecossistema da comunicação baiana.”

Boca do Rio Magazine BDRM

O evento de hoje também se consolida como espaço de formação e aperfeiçoamento. Estão acontecendo oficinas de texto jornalístico, tráfego pago e jornalismo em vídeo, além de uma palestra com representante da Embasa. Comunicadores responsáveis pelos perfis mapeados e profissionais da área de comunicação se reúnem para debater caminhos, potencializar ações e consolidar parcerias.

O sócio-diretor da Comunicativa, Moisés Brito, reforça o caráter mobilizador do encontro: “Queremos celebrar e expandir o potencial dos perfis que narram o cotidiano das suas comunidades, através da troca de conhecimentos e capacitações. Também já estamos pensando nos próximos passos, em alcançar outras cidades baianas para reforçar o quanto o jornalismo feito de dentro dos bairros pode ampliar o mercado de comunicação do estado.”

Programação:
– 14h: recepção
– 14h30: mesa de abertura
– 15h: palestra com representante da Embasa
– 15h30: oficina de texto jornalístico com Kátia Borges (UNIFACS)
– 16h: oficina de tráfego pago com a Criativa Conteúdos
– 16h30: coffee break
– 17h: oficina de jornalismo em vídeo com Tarsilla Alvarindo e Roberta Oliveira
– 18h: lançamento oficial do Mapeamento de Perfis de Bairros 2025