Projeto protocolado na Câmara de Vereadores propõe transporte gratuito para desempregados
22 de agosto de 2025De acordo com o edil responsável pela proposta, o benefício será concedido através de um bilhete único gratuito
Fonte: BahiaBA / Foto: Marcelo Garcia (Boca do Rio Magazine)
.
O vereador do Podemos, Randerson Leal, protocolou na Câmara Municipal de Salvador, um projeto que cria o ‘Auxílio Mobilidade’, para garantir a gratuidade no transporte coletivo para pessoas desempregadas inscritas no Cadastro Único (CadÚnico), com o objetivo de assegurar o direito à mobilidade e apoio a reinserção no mercado de trabalho.
De acordo com o edil, o benefício será concedido através de um bilhete único gratuito, válido por até dois meses consecutivbos e limitado a 30 passagens mensais, sem acumulação.
Segundo ainda o vereador, o uso será controlado pelo sistema oficial de bilhetagem eletrônica (Salvador Card ou equivalente) e destinado exclusivamente a descolamentos para entrevistas de emprego.
“O valor da tarifa, hoje em R$ 5,60, é um obstáculo para quem está sem renda. Muitas pessoas deixam de participar de entrevistas ou cursos porque não conseguem pagar o transporte. O Auxílio Mobilidade elimina essa dificuldade e cria condições para que o cidadão volte ao mercado de trabalho”, justificou o vereador.
O custeio do programa será feito com recursos do Programa Municipal de Compensações Tarifárias e outras fontes previstas em lei, sem impacto direto no valor da tarifa.