Orla Brasil anuncia primeiros restaurantes e bares que serão implantados na Nova Orla

12 de setembro de 2025 Off Por Boca do Rio Magazine

Orla de Pituaçu terá quiosques, música e gastronomia, com previsão de início das operações para novembro

Fonte: Redação (Boca do Rio Magazine) / Foto: SalvadorPAR

A Orla Brasil, concessionária da orla de Pituaçu, anunciou os primeiros bares e restaurantes que serão implantados no calçadão entre a Boca do Rio e Jaguaribe. As primeiras operações confirmadas refletem, segundo a empresa, a diversidade e a força cultural da cidade. A previsão de início dos primeiros equipamentos é dia 15 de novembro. Entre eles estão duas unidades da franquia Chopp Brahma, Grupo Espetto Baiano, Samba Social Clube e Grupo Red (Bares Pirambeira e Purgatório).

A equipe da Orla Brasil, formada pelos sócios João Marcello Barreto, Guilherme Borges e Leonardo Maciel, além dos diretores Eduardo Sampaio e Fernanda Novaes, esteve com o prefeito de Salvador, Bruno Reis, para detalhar os avanços da concessão em Salvador e anunciar as operações gastronômicas que já foram negociadas.

Entre os empreendimentos, o Samba Social Clube, que já é um quiosque de sucesso no Rio de Janeiro, retoma suas raízes em Salvador, voltando ao berço do samba. Já os quiosques da franquia Chopp Brahma, em duas unidades, garantem operações de pequeno porte, com foco em chope gelado e petiscos.

O Grupo Espetto Baiano, liderado por Daniel Dumas, levará a expertise em gastronomia e entretenimento. O Grupo Red, de Peu Magalhães — atualmente dono de operações como Purgatório, Red Burguer, Pirambeira e Casa Iryna — chega com duas outras novas operações gastronômicas que vão movimentar ainda mais a cena local. Já o ator e produtor Érico Brás assina a operação do Ó Paí Ó, que carrega a identidade cultural do Pelourinho para a orla.

Baianas de acarajé também estarão presentes neste novo trecho da Orla. “O patrimônio cultural de Salvador é um ponto de máxima relevância para a Orla Brasil. Por isso, o projeto contemplou o acolhimento às tradicionais baianas. Com indicação da Associação Nacional das Baianas de Acarajé (ABAM), três quiosques de conveniência estarão ao longo deste trecho da orla, fortalecendo a identidade local e valorizando símbolos que fazem parte da memória e da história da cidade”, explica o presidente da Orla Brasil, João Marcello Barreto.

Além dos bares e restaurantes, área da areia das praias ganhará novos quiosques para atuação de microempreendedores individuais. Eles, inclusive, estão passando, esta semana, por um treinamento teórico e prático com temas diversos, com conteúdo programático com conceitos de empreendedorismo, além de temas como vigilância sanitária, gestão financeira do negócio, técnicas de vendas, gestão de capital de giro, gestão de sustentabilidade e técnicas de economia circular. Regras municipais e estaduais, história de Salvador e perguntas e respostas práticas em inglês e espanhol também fazem parte deste primeiro treinamento.

No encontro, estiveram presentes também a Salvador PAR, responsável pelas parcerias público-privadas, representado por Marcos Lessa; a Fundação Mário Leal Ferreira, presidida por Tânia Scofield, que contribui com a visão de planejamento urbano; e a SEMOP, com o secretário Décio Martins, além do arquiteto Adriano Mascarenhas, responsável pelo projeto, trazendo sua visão técnica para enriquecer a discussão. O ex-prefeito e presidente da Fundação Índigo, ACM Neto, também esteve presente.