PIX fora do ar hoje (7)? Nubank, Itaú, Santander e mais bancos apresentam instabilidade
7 de fevereiro de 2026Sistema de pagamentos teve interrupções e serviços foram parcialmente restabelecidos
Fonte: Redação (Boca do Rio Magazine) | Foto: Divulgação

Usuários de diversos bancos relataram que o PIX passou por instabilidade e ficou parcialmente fora do ar neste sábado (07/02/2026), afetando pagamentos, transferências instantâneas e acesso a serviços em aplicativos bancários. Segundo plataformas de monitoramento de instabilidade, como o site DownDetector, as primeiras queixas começaram por volta de 11h30, com milhares de registros de problemas relacionados ao PIX e aos sistemas de instituições financeiras de grande porte.
As reclamações envolvem uma série de bancos tradicionais e digitais, incluindo Nubank, Itaú, Santander, Banco Inter, C6 Bank, Caixa Econômica Federal, Banco do Brasil, Bradesco e PicPay. Usuários relataram que o PIX apresentava erro ao tentar concluir transferências, problemas de autenticação e falhas no carregamento de QR Code, enquanto alguns apps bancários enfrentaram lentidão ou dificuldade de acesso.
Não houve, até o momento, um posicionamento oficial do Banco Central sobre a origem da instabilidade, nem uma previsão formal de normalização. Entretanto, reportagens especializadas apontam que a instabilidade pode ter relação com falhas em serviços de infraestrutura digital usados por bancos e sistemas financeiros, que em ocasiões anteriores impactaram o processamento de transações e autenticação de pagamentos.
Ao longo da tarde de hoje, muitos dos serviços voltaram a operar gradualmente, com relatos de usuários indicando que o PIX e os aplicativos das instituições começaram a normalizar por volta das 13h30, após cerca de duas horas de instabilidade.
Enquanto isso, usuários que dependem do PIX para pagamentos urgentes podem considerar alternativas provisórias, como transferências via TED ou cartão de débito/crédito, até que todos os serviços sejam totalmente restabelecidos.


