Salvador pode ganhar nova festa pré-Carnaval na Orla de Pituaçu em 2027
19 de fevereiro de 2026Prefeitura descarta criação de um novo circuito no carnaval, mas projeta evento na Nova Orla de Pituaçu
Fonte: Redação (Boca do Rio Magazine) | Foto: Daniel Bagdeve

O sucesso do Carnaval de Salvador em 2026, que atraiu mais de 12,5 milhões de pessoas, já faz a gestão municipal planejar os próximos passos para a folia. Na manhã desta quarta-feira (18), o prefeito Bruno Reis revelou que a capital baiana poderá ganhar um novo evento de pré-Carnaval, com foco na região da Nova Orla de Pituaçu.
Durante entrevista coletiva no Circuito Osmar (Campo Grande), o prefeito foi questionado sobre a criação de um quarto circuito oficial para aliviar a superlotação do Barra-Ondina e do Centro. Embora tenha descartado a mudança de local das atrações tradicionais, Bruno confirmou que há um projeto em análise para a orla de Pituaçu.
Diferente dos circuitos oficiais gratuitos, o novo projeto está sendo articulado por um grupo de empresários e concessionários da região. “Pode surgir um novo evento, tem aí um grupo de empresários, também os concessionários da Orla Nova, discutindo a possibilidade de fazer em outra data, um outro evento, um evento privado com a Prefeitura apoiando”, revelou.

O objetivo é aproveitar a infraestrutura moderna da Nova Orla de Pituaçu para criar uma opção festiva antes do início oficial da folia, nos moldes do que já acontece com o Fuzuê e o Furdunço, mas em uma localização geográfica diferente.
A necessidade de expandir o calendário se justifica pelos dados recordes deste ano. Salvador registrou um aumento significativo na chegada de turistas em todos os setores:
- Aeroporto: +17% de passageiros;
- Rodoviária: +10% de movimento;
- Porto (Cruzeiros): +13% de turistas.
Ao todo, a cidade ofereceu mais de 2,3 mil horas de música em 2026. Segundo Bruno Reis, a estratégia para 2027 e os anos seguintes, será “fortalecer o que está dando certo”, mantendo o prestígio dos circuitos tradicionais enquanto se abre espaço para iniciativas privadas que ajudem a descentralizar a movimentação turística na cidade.


