Inmet emite alerta laranja de chuvas intensas e ventos de 100 km/h na Bahia
19 de fevereiro de 2026Aviso meteorológico abrange diversas regiões do estado; veja as áreas afetadas e recomendações.
Fonte: Redação (Boca do Rio Magazine) | Foto: Joá Souza/GOVBA

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu, nesta sexta-feira (20), um alerta de perigo (grau laranja) para chuvas intensas em grande parte do território da Bahia. De acordo com o órgão, a previsão indica chuvas que podem variar entre 30 e 60 mm/h ou até 100 mm/dia, acompanhadas de ventos intensos que podem atingir a marca dos 100 km/h.
O aviso reforça o risco de cortes de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e descargas elétricas. A instabilidade é causada pela combinação de altas temperaturas e a chegada de um sistema de baixa pressão que favorece a formação de nuvens carregadas sobre o Nordeste.

Principais áreas afetadas na Bahia: As regiões sob maior vigilância, segundo o mapa do Inmet, incluem:
- Recôncavo Baiano (incluindo Salvador e Região Metropolitana);
- Sul e Baixo Sul da Bahia;
- Vale São-Franciscano da Bahia;
- Centro-Sul Baiano.
Orientações e Cuidados Devido à intensidade dos ventos (que podem chegar a 100 km/h), a Defesa Civil e o Inmet recomendam:
- Evite Abrigos: Não se abrigue debaixo de árvores, pois há risco de queda e descargas elétricas.
- Estacionamento Seguros: Não estacione veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda (outdoors).
- Atenção aos Eletrônicos: Se possível, desligue aparelhos elétricos e o quadro geral de energia em caso de tempestades com muitos raios.
- Encostas: Moradores de áreas de risco devem ficar atentos a sinais de movimentação de terra ou rachaduras nas paredes.
Previsão para Salvador Na capital baiana, o tempo deve permanecer instável durante todo o fim de semana. Além das chuvas, a Marinha do Brasil também monitora a agitação marítima, que pode resultar em ondas elevadas na costa de Salvador e do litoral norte.
Em caso de emergência, a população deve acionar a Defesa Civil (199) ou o Corpo de Bombeiros (193).



