Programa Universidade Para Todos abre inscrições nesta terça (10)

Programa Universidade Para Todos abre inscrições nesta terça (10)

9 de março de 2026 Off Por Marcelo Garcia

Serão ofertadas mais de 20 mil vagas em curso pré-vestibular gratuito; saiba como se inscrever e quem pode participar da seleção

Fonte: Redação (Boca do Rio Magazine) | Foto: Secom/GOVBA

Programa Universidade Para Todos abre 20 mil vagas na Bahia nesta terça (10). Inscrições online até 19 de março.

O Programa Universidade Para Todos inicia o período de inscrições para o ano letivo de 2026 nesta terça (10), disponibilizando mais de 20 mil vagas em todo o estado da Bahia. A iniciativa, que funciona como um curso pré-vestibular gratuito, terá atividades distribuídas em 384 polos de funcionamento, alcançando 231 municípios baianos.

A ação da Secretaria da Educação do Estado (SEC) contempla os 27 Territórios de Identidade da Bahia. De acordo com o Diário Oficial, o processo deve ser realizado de forma online através do site oficial do programa (clique aqui para acessar). O prazo para os interessados garantirem a participação no Programa Universidade Para Todos termina no dia 19 de março, exigindo atenção aos documentos necessários.

Podem se candidatar ao benefício os estudantes da rede pública estadual que estejam regularmente matriculados no 3º ano do Ensino Médio regular. O público-alvo também inclui alunos do 4º ano da Educação Profissional integrada, além de egressos que já concluíram o Ensino Médio em escolas das redes estadual ou municipal do estado da Bahia.

bdrm

No ato da inscrição, o estudante deverá selecionar obrigatoriamente o município de interesse, o turno e a modalidade de oferta das aulas. O sistema permite que o candidato escolha o local de funcionamento preferencial, podendo optar por até duas alternativas de vagas, o que amplia as chances de ingresso nesta importante rede de ensino preparatório.

A definição dos novos alunos será realizada por meio de um sorteio eletrônico no sistema informatizado da SEC. O procedimento ocorrerá de modo aleatório e equitativo no dia 24 de março, garantindo transparência ao processo seletivo. A iniciativa busca democratizar o acesso ao ensino superior, reforçando a base de conhecimentos dos jovens baianos.

Este ciclo de 2026 reafirma o compromisso do governo com a educação continuada e o suporte aos estudantes de baixa renda. Ao oferecer material didático e aulas presenciais em diversas regiões, o projeto atua como um facilitador essencial para quem almeja uma vaga nas universidades públicas e privadas, consolidando trajetórias acadêmicas de sucesso.