
Sindicato afirma que greve dos garis continua e pressiona aprovação do PL 4.146/2020
23 de junho de 2026De acordo com o Sindilimp, trabalhadores só devem retornar após a aprovação do PL 4.146/2020
Fonte: Redação (Boca do Rio Magazine) | Foto: Jefferson Peixoto/Secom/PMS
.
A mobilização nacional pela aprovação do Projeto de Lei nº 4.146/2020 segue ganhando força total e mantém os serviços de coleta de lixo e varrição urbana completamente paralisados nesta terça-feira (23), segundo o Sindilimp. Os garis e margaridas iniciaram os protestos na última segunda-feira (22) e, até o momento, não há qualquer previsão para o término do movimento grevista que atinge a capital baiana.
A forte adesão da categoria a essa paralisação nacional funciona como um mecanismo de pressão direta sobre o Congresso Nacional para acelerar a tramitação do Projeto de Lei nº 4.146/2020. Conhecido popularmente como o “PL dos Garis e Margaridas”, o texto prevê uma ampla regulamentação trabalhista da profissão no país, além de estipular ganhos reais e garantias rígidas condizentes com a insalubridade da atividade.
Entenda os rumos da paralisação pelo PL 4.146/2020
De acordo com informações oficiais fornecidas pela coordenadora do Sindilimp, Ana Rabello, a manifestação de caráter nacional deve se estender ao longo de todo o dia. A representante da classe enfatizou que os profissionais da limpeza urbana só pretendem retomar as suas atividades regulares nas ruas após uma sinalização clara sobre a aprovação do texto da PL 4.146/2020.

O primeiro dia do movimento foi marcado por bloqueios estratégicos e forte engajamento nas garagens das empresas prestadoras de serviço de saneamento. Segundo Rabello, as lideranças sindicais realizariam uma reunião no final da noite desta segunda para avaliar o alcance das manifestações a nível nacional e traçar os próximos encaminhamentos práticos que seriam adotados para manter o foco na aprovação do PL 4.146/2020, entretanto, nenhuma nota oficial foi enviada à imprensa.
Como ficam os serviços essenciais durante a greve?
Atualmente, as atividades habituais de varrição de vias e a coleta residencial especial estão totalmente interrompidas. Contudo, em respeito às normas sanitárias e para não deixar a população desassistida em pontos de extrema urgência, os trabalhadores decidiram liberar as equipes responsáveis pelo recolhimento de resíduos em ambientes hospitalares.
Essa assistência emergencial a clínicas e hospitais será devidamente efetuada caso haja solicitação formal por parte das instituições de saúde. Enquanto o impasse em torno da votação da 4.146/2020 persistir no Senado Federal, a categoria promete manter as atividades suspensas, recomendando que os moradores monitorem as atualizações do setor.



