Justiça condena três homens por mortes de pai e bebê após saída do fórum de Itatiaia

Justiça condena três homens por mortes de pai e bebê após saída do fórum de Itatiaia

1 de agosto de 2026 Off Por Boca do Rio Magazine

Julgamento no Tribunal do Júri do Rio fixa penas de até 62 anos de prisão para os envolvidos no crime

Fonte: Redação (Boca do Rio Magazine) | Foto: Rogério de Paula/g1

O Tribunal do Júri do Rio de Janeiro condenou três homens envolvidos no assassinato de um homem e de sua filha de apenas oito meses, além da tentativa de homicídio da mãe da criança. O crime ocorreu em novembro de 2022, no município de Itatiaia (RJ), logo após a família deixar o fórum da cidade. A sentença e as penas foram divulgadas pelo Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro (MPRJ).

Segundo o MPRJ, dois dos acusados receberam penas de 62 e 43 anos de reclusão pelos dois homicídios e pela tentativa de homicídio contra a mãe. O terceiro réu foi condenado a quatro anos de prisão por participação restrita ao monitoramento da vítima masculina, sem comprovação de intenção de matar a criança. Outras duas mulheres denunciadas foram absolvidas a pedido do próprio Ministério Público.

“As investigações comprovaram que as vítimas foram monitoradas desde a saída do fórum em Itatiaia e seguidas até o momento da emboscada. A motivação do crime foi vingança ligada a outro processo criminal”, apontaram os promotores do caso.

NoMagazineTem bdrm

A dinâmica da emboscada em Itatiaia

O ataque aconteceu quando a família deixava uma audiência judicial a bordo de um táxi. O veículo foi interceptado por criminosos em um carro de apoio e um dos condenados disparou diversas vezes contra os ocupantes.

O pai morreu no local da abordagem, enquanto o bebê de oito meses chegou a receber socorro médico no hospital, mas não resistiu aos ferimentos. A mãe da criança foi atingida por um tiro no braço e sobreviveu ao atentado.

A acusação sustentou que o crime em Itatiaia foi praticado por meio de recurso que impossibilitou a defesa das vítimas e gerou perigo comum.

  • Motivação: Vingança relacionada ao assassinato anterior da companheira de um dos réus;
  • Agravante: Idade do bebê (menor de 14 anos) e emprego de emboscada;
  • Sentença: Penas de 62, 43 e 4 anos de reclusão para os três envolvidos.