Prefeitura lança app para denúncias de poluição sonora e registra 1,7 mil casos em um mês

Prefeitura lança app para denúncias de poluição sonora e registra 1,7 mil casos em um mês

14 de junho de 2022 0 Por Rebeca Almeida

O programa está disponível no sistema Android.

Fonte: Secom| Foto: PixBay

A prefeitura lançou o aplicativo ‘Sonora Salvador’, onde o cidadão pode fazer a denúncias de poluição sonora. Com um mês de funcionamento, o app registrou 1.708 denúncias de poluição sonora, desde seu lançamento, em 9 de maio último, até esta segunda-feira (13).

As fontes de ruído mais reclamadas, por meio do dispositivo no período, foram bares, restaurantes e boates, localizados em Pau da Lima, Rio Vermelho, Itapuã, São Cristóvão, Liberdade e Pituba.

O programa está disponível no sistema Android e, de acordo com a prefeitura, em breve terá a versão iOS, permitindo que o cidadão possa registrar a denúncia de forma rápida e prática.

Com dispositivos como a geolocalização e compartilhamento de fotos, as equipes de fiscalização sonora receberão informações mais precisas, que vão ajudar a otimizar o atendimento.

As denúncias também podem continuar a ser feitas pelo canal de atendimento da capital baiana, o Fala Salvador, através do número 156. Inclusive, através do aplicativo, será possível acompanhar as denúncias de poluição sonora realizadas por meio do canal.

O que diz a lei

A lei municipal 5.354/1998, que dispõe sobre a utilização sonora em Salvador, permite a emissão de ruídos com níveis até 70 decibéis, das 7h às 22h, e até 60 decibéis, das 22h às 7h. Para o cidadão ou estabelecimento que for flagrado infringindo a lei, a multa varia de R$1.211,73 a R$201.788,90 e os equipamentos sonoros são apreendidos.