Detran Bahia abre 20 mil vagas no programa CNH da Gente

Detran Bahia abre 20 mil vagas no programa CNH da Gente

9 de setembro de 2026 Off Por Marcelo Garcia

Para participar, é necessário ter mais de 18 anos, saber ler e escrever, residir na Bahia, possuir CPF e CadÚnico atualizado até 8 de maio de 2026

Fonte: Redação (Boca do Rio Magazine) | Foto: Ascom Detran/AL

.

O Governo da Bahia confirmou a abertura de mais de 20 mil vagas para quem deseja obter a CNH de graça através do programa CNH da Gente. A iniciativa do Departamento Estadual de Trânsito (Detran-BA) busca garantir acesso gratuito à primeira habilitação para a população de baixa renda em todo o território baiano.

As inscrições principais serão realizadas exclusivamente pela internet, através do portal ba.gov, entre os dias 1º e 15 de outubro de 2026. O projeto custeará integralmente as etapas do processo de formação de condutores nas categorias A (motocicletas) e B (automóveis).

Quem tem direito e quais são as exigências para participar?

Para concorrer a uma das oportunidades, o candidato precisa ter mais de 18 anos, saber ler e escrever, possuir CPF e residir no estado. Além disso, é obrigatório estar inscrito no Cadastro Único para Programas Sociais (CadÚnico) com os dados atualizados até 8 de maio de 2026.

NoMagazineTem bdrm

Além do lote principal, um edital específico disponibiliza 294 vagas voltadas à região de Vitória da Conquista, com cadastramento até 15 de setembro. Com investimento estadual de R$ 12,6 milhões, a validação dos dados dos inscritos será acompanhada pela Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social (Seades).

Benefícios para a população

Para os moradores de Salvador e de toda a Região Metropolitana, a medida representa uma oportunidade direta de inserção no mercado de trabalho formal, especialmente em setores de transporte e entregas. A obtenção da carteira sem custos alivia o orçamento das famílias e estimula a geração de renda.

O resultado final da seleção está previsto para o dia 24 de novembro de 2026. Após a divulgação, os cidadãos contemplados terão o prazo de 30 dias para comparecer a uma unidade do Detran e dar início aos exames médicos e às aulas na autoescola.