
Operação contra agiotas prende 11 pessoas e apreende carros de luxo
11 de setembro de 2026Grupo liderado por ex-policial cobrava juros abusivos e fazia ameaças violentas de morte.
Fonte: Redação (Boca do Rio Magazine) | Foto: Reprodução/TV Anhanguera
Uma grande operação policial deflagrada nesta quinta-feira desarticulou uma organização criminosa formada por agiotas que atuava em Goiás e no Distrito Federal. A ação resultou na prisão de 11 pessoas, no bloqueio de R$ 10 milhões em bens e na apreensão de 8 veículos de luxo, além de armas e celulares. O grupo é acusado de conceder empréstimos com juros abusivos de 20% ao mês e cobrar os valores por meio de agressões e ameaças de morte.
Vídeo de ostentação e atuação do setor financeiro
Um dos momentos marcantes da apuração mostra Adailton Fernandes de Oliveira, apontado como o responsável pelo setor financeiro dos agiotas, contando uma grande quantidade de dinheiro em cima de um sofá. Nas imagens, o investigado ironiza a quantidade de cédulas despejadas de um saco. A polícia apurou que o esquema era chefiado pelo sargento aposentado da Polícia Militar de Goiás, José Luiz Silva Sá, responsável por realizar cobranças presenciais armado.

Mensagens de intimidação e avanço das apurações
As investigações revelam que a quadrilha movimentou R$ 10 milhões em apenas oito meses. Em conversas anexadas ao inquérito, membros da organização usavam a condição de ex-policial do líder para amedrontar as vítimas. As apurações tiveram início após um comerciante da Feira dos Goianos não conseguir arcar com as parcelas abusivas e passar a receber ameaças direcionadas inclusive a seus familiares.
O que muda para o morador ou visitante
Para os cidadãos e pequenos comerciantes de Salvador e de qualquer região do país, a operação acende o alerta para os riscos associados ao mercado informal de crédito. Diante de dificuldades financeiras, a recomendação é buscar linhas oficiais em instituições bancárias ou cooperativas regularizadas pelo Banco Central. Caso seja vítima de extorsão ou ameaças por parte de agiotas, a orientação da polícia é preservar todas as mensagens e gravações de áudio e acionar o Disque Denúncia pelo 181 ou procurar a delegacia mais próxima.



