Diabéticos enfrentam falta de medicamentos nas unidades de saúde da região da Boca do Rio

Diabéticos enfrentam falta de medicamentos nas unidades de saúde da região da Boca do Rio

22 de janeiro de 2023 0 Por Marcelo Garcia

Moradores contam que a escassez desses insumos está ocorrendo há mais de um mês, em todas as unidades da Boca do Rio, Pituaçu e Imbui

Fonte: Redação | Foto: Secom PMS

As unidades de saúde da região da Boca do Rio, têm deixado a população na mão quando o assunto é medicamento para diabéticos. De acordo com moradores que precisam dos remédios, alguns deles não são encontrados há mais de um mês. Um morador que prefere não se identificar, conta que é diabético e costuma retirar os medicamentos de que precisa regularmente na farmácia dos postos de saúde. No entanto, no último mês, tem dado “com a cara na porta” sempre que procura.

Os medicamentos em questão são Gliclazida e Metformina. Ele conta que essa falta de insumos já ocorreu outras vezes e, quando isso acontece, ele acaba comprando na rede privada. “Eu sou aposentado, então, mesmo com sacrifício, posso comprar as caixas num caso como esse, mas, e as pessoas que não têm dinheiro, mas precisam do remédio?”, questiona. Ainda de acordo com o paciente, ele circulou em vários postos da região e não teve sucesso na busca. Segundo ele, as unidades da Boca do Rio, Pituaçu e Imbui alegaram não ter o medicamento no momento.

Município diz que está resolvendo
Em nota, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) informou que “as USFs (unidades de saúde da família) Imbuí, Curralinho e Pituaçu apresentaram falta pontual de Gliclazida e Metformina devido à alta procura. A partir da próxima semana, a situação será regularizada com o reabastecimento das unidades”. Ainda em nota, a Secretaria orientou que, em caso de escassez de medicamentos em uma determinada região da cidade, os itens podem ser encontrados em outras unidades de saúde da rede municipal caso os usuários prefiram.

Boca do Rio Magazine BDRM