Rodoviários mantém decisão de decretar estado de greve em Salvador

Rodoviários mantém decisão de decretar estado de greve em Salvador

11 de maio de 2023 Off Por Marcelo Garcia

Ônibus seguem circulando até resultado de reunião com Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), agendada para a próxima terça-feira (16)

Fonte: Redação (Boca do Rio Magazine) | Foto:

O Sindicato dos Rodoviários da Bahia manteve decisão de instaurar estado de greve em Salvador e aprovou que seja dado início aos trâmites necessários durante a segunda assembleia-geral do dia, realizada nesta quinta-feira (11), às 15h. O objetivo da reunião era avaliar a declaração de greve por tempo indeterminado anunciada ao longo da semana e reiterada após a primeira reunião de hoje, ocorrida às 9h.

A decisão não tira os ônibus de circulação de imediato e nem faz a classe parar. Após a deliberação, é publicado um edital que viabiliza a entrada em uma greve geral após 72 horas. No entanto, a categoria tentará uma nova mediação antes de anunciar o dia da publicação do edital.

Segundo Fábio Primo, presidente em exercício do sindicato, o martelo será batido após uma medição com o Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), agendada para a próxima terça-feira (16), às 10h. O objetivo da classe é demandar um aumento de 10% no salário e no ticket de alimentação e não receber contraproposta dos empresários que administram as empresas de ônibus em circulação na capital.

Em nota, a Secretaria Municipal De Mobilidade (Semob) informou que está acompanhando as negociações entre os rodoviários e as concessionárias para que cheguem, o quanto antes, a uma definição a fim de evitar uma suspensão do serviço de transporte na cidade.

“A secretaria ressalta que, ainda que seja decretada a greve da categoria, não haverá paralisação das atividades pelo período de 72h após o anúncio. A pasta está empreendendo todos os esforços para evitar que haja ainda mais prejuízo à população”, destacou a nota.