Novela do antigo Centro de Convenções da Bahia segue ainda sem definição

Novela do antigo Centro de Convenções da Bahia segue ainda sem definição

12 de julho de 2023 Off Por Marcelo Garcia

O vice-governador da Bahia, Geraldo Júnior e o presidente da Conder, José Trindade falaram sobre a situação

Fonte: BNews / Redação (Boca do Rio Magazine) | Foto: Correio 24h

O vice-governador da Bahia, Geraldo Júnior, revelou, em conversa com o BNews, na noite desta terça-feira (11), durante a abertura da Feira e Convenção Baiana de Supermercados, Atacados e Distribuidores (SuperBahia), em que pé estão as conversas sobre o antigo Centro de Convenções da Bahia, localizado no Stiep, e que está sem uso há quase dez anos.

“Está no radar do governador Jerônimo Rodrigues. Ele tem discutido isso com a Casa Civil, com a Secretaria de Desenvolvimento Econômico, com a Secretaria de Infraestrutura, com o núcleo do governo. Dentro do processo de crescimento do nosso estado, da movimentação da economia, o governador Jerônimo Rodrigues tem incentivado o crescimento do varejo, do atacadista, dos sindicatos e, acima de tudo, dos empresários desse setor”.

Entretanto, o presidente da Companhia de Desenvolvimento Urbano do Estado da Bahia (Conder), Zé Trindade falou, também ao BNews, durante a solenidade de formatura de 356 soldados do Corpo de Bombeiros Militar da Bahia (CBMBA) ocorrida no início de junho, que a Conder ainda não foi acionada para desenvolver o projeto.

“Não chegou até a Conder ainda esse pedido para que a gente possa desenvolver um projeto do novo Centro de Convenções da Bahia. […] Hoje existe uma situação judicial envolvendo aquele terreno”, disse Trindade.

Siga o Boca do Rio Magazine no InstagramFacebook e Twitter. Quer mandar uma denúncia ou sugestão de pauta? Mande WhatsApp para (71).9277-9279. Nos insira nos seus grupos!

Entenda
O CCB, que fica localizado no bairro Stiep, está fechado desde 2015, interditado por não apresentar projeto de combate a incêndio e pânico, assim como de manutenção predial. Na noite do dia 23 de setembro de 2016, uma parte do antigo CCB desabou e deixou três pessoas feridas sem gravidade.

Quatro dias depois, o Governo da Bahia informou que o empreendimento seria demolido, porém, dois meses depois, o Tribunal Regional do Trabalho (TRT) penhorou o Centro de Convenções e suspendeu qualquer tipo de obra no local. A justificativa era garantir o pagamento de dívida trabalhista avaliada em R$ 50 milhões da Superintendência de Fomento ao Turismo do Estado da Bahia (Bahiatursa).

Em abril de 2017, o TRT suspendeu a demolição do equipamento pelo mesmo motivo. Sete meses depois, o laudo do Departamento de Polícia Técnica (DPT) apontou uma oxidação da estrutura e falta de manutenção como causas do desabamento. Em dezembro de 2019, o Governo da Bahia anunciou que o equipamento seria leiloado.